Agronegócio

CNA discute segurança no campo

CNA discute segurança no campo
Reunião na sede da CNA reuniu representantes presencialmente e por videoconferência | Crédito: Wenderson Araujo / Trilux

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e os presidentes e representantes das Federações de agricultura e pecuária participaram, ontem (23), de uma reunião sobre criminalidade no campo com as Secretarias de Segurança estaduais. A reunião foi na sede da CNA, em Brasília. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, foi um dos participantes.

No encontro, representantes de todo o País aproveitaram para trocar experiências sobre a situação nos Estados e apresentaram iniciativas bem-sucedidas para conter a criminalidade no meio rural.

Na abertura, o presidente da CNA destaco a disposição da Confederação em colaborar com os Estados e com as Federações em iniciativas voltadas para a questão da segurança e lembrou que, em 2017, foi criado o Observatório da Criminalidade. O objetivo foi  traçar um diagnóstico e propor ações que combatam a violência que atinge  produtores rurais.

Também na abertura, o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA e da Famasul, Marcelo Bertoni, ressaltou que o campo precisa de paz para produzir e os diversos crimes cometidos nas propriedades levou a CNA a realizar o encontro com as Secretarias de Segurança para debater propostas de boas iniciativas que podem ser aplicadas no campo. “Uma série de ocorrências nos levou a buscar um alinhamento e ver o que precisamos para ter segurança, principalmente para o produtor fazer o que mais sabe, que é produzir mais com sustentabilidade. Mas ele precisa de paz no campo. Vamos pegar essas boas práticas passar para os estados e tomar medidas para combater o crime e garantir o direito de propriedade”, ressaltou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Participaram também o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, o diretor técnico, Bruno Lucchi; o consultor de segurança da CNA, Rodney Miranda, e o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, Sandro Caron.

Além de Minas, estavam presentes 11 presidentes de federações e, os demais, participaram por videoconferência. Também estiveram no encontro representantes das secretarias de segurança pública de mais de 15 estados. (CNA)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas