Agronegócio

CNH cria plataforma de agricultura digital

CNH cria plataforma de agricultura digital
Mapeamento do solo e pulverização otimizada estão entre serviços disponíveis em plataforma | Crédito: CNH/DIVULGAÇÃO

A CNH Industrial lançou ontem uma plataforma de soluções para a agricultura digital. A AgXtend reúne aplicativos, componentes e serviços que atendem as mais diversas demandas dos produtores, independentemente do porte, e todas as etapas do ciclo produtivo.

Com as várias ferramentas, é possível planejar e acompanhar a safra desde a preparação do solo até a colheita. Dentre os benefícios para os produtores estão a maior eficiência, aumento da produtividade e uma produção mais sustentável.

As tecnologias e produtos foram desenvolvidos pela CNH Industrial e mais seis parceiros nacionais e internacionais (Zasso, Raven, Bosch, Agrosystem, Cropmam e BemAgro). A plataforma reúne 10 produtos que podem ser utilizados tanto nos equipamentos e máquinas da CNH Industrial como nas demais marcas. 

O diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial, Gregory Riordan, explica que o trabalho desenvolvido pela empresa tem o objetivo de levar soluções inovadoras para os produtores rurais, seguindo as tendências e necessidades do setor produtivo. 

“Nosso objetivo é trazer produtos que fazem sentido para o mercado brasileiro. Oferecemos soluções que resolvem problemas reais dos produtores e que seguem as grandes tendências que hoje transformam nosso mercado”, afirmou.   

Os serviços para a agricultura digital oferecidos na plataforma podem ser contratados nas redes de concessionárias das marcas CNH. As soluções são aplicáveis em várias culturas e unidades produtoras de todos os portes. Com a AgXtend, a CNH espera levar mais tecnologia a preços acessíveis para os produtores. 

Serviços disponíveis

Dentre as opções para a agricultura digital que podem ser contratadas estão os serviços de mapeamento do solo, que é feito com um equipamento acoplado a máquinas, seja ela um trator, colhedora ou mesmo pulverizador. Também tem uma solução de plantio inteligente que garante a distribuição uniforme das sementes.

Outra opção é uma tecnologia que otimiza a pulverização através de um sistema de controle bico-a-bico que ajusta a pressão e vazão, permitindo uma aplicação precisa nas mais diversas condições.

Também fazem parte da plataforma ferramentas de análise de microclima da propriedade e monitoramento por drone.

No caso do drone, a contratação do serviço pode ocorrer nas várias fases das culturas e em áreas definidas pelo produtor. Com base em imagens, é possível auxiliar no planejamento, monitoramento e gestão da lavoura, desde o preparo do solo até a colheita. Com o monitoramento é possível emitir relatórios de altimetria, população de plantas e matologia, permitindo a tomada de decisão rápida e assertiva em diversas operações ao longo do ciclo de cultivo.

O agricultor, no caso do drone, paga apenas pelos hectares de serviço que contratar, sem a necessidade de adquirir qualquer equipamento. 

Capina elétrica

Um dos produtos que vai ajudar o produtor a reduzir a aplicação de químicos, contribuindo para uma produção mais sustentável e para preservação do meio ambiente, é o XPower. A solução, que faz a capina elétrica, exclui a necessidade de aplicação de produtos químicos. O produto é 20 vezes mais rápido que outros métodos de eliminação de ervas daninhas. Pode ser utilizado em várias culturas, é certificado para uso em cultivos orgânicos e controla plantas resistentes a outros métodos de capina.

Esta solução funciona basicamente transformando a energia mecânica do trator em elétrica. Os eletrodos, localizados nos aplicadores, ao entrarem em contato com a erva daninha dispararam uma descarga elétrica suficiente para matar a erva. A planta seca em poucos dias. É um controle livre de químicos e eficiente. Pode ser utilizado nas culturas de citros, café, manga e pêssegos. Já estamos em desenvolvimento também para outras culturas, como a soja e o milho”, explicou o gerente de Produto Digital da CNH Industrial na América Latina, Adriano Becker.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas