Coffee Connect: evento em Varginha discute futuro da cafeicultura

A 1ª edição do Coffee Connect, que acontece até dia 29 de novembro, em Varginha, no Sul de Minas Gerais, vai discutir as oportunidades, desafios e o futuro da cafeicultura. Reunindo líderes, produtores, empresários e especialistas, o evento pioneiro é visto como uma oportunidade importante para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do café em Minas e no Brasil.
O Coffee Connect é uma iniciativa do Centro do Comércio do Café de Minas Gerais (CCCMG). Antes dessa edição, houve dois encontros do Coffee Connect, um em Poços de Caldas e outro em Varginha.
Ao longo de três dias, o evento, que será realizado no Centro de Excelência em Cafeicultura, vai receber em torno de 5 mil visitantes. Haverá diversos painéis, workshops, salas de negócios, experiências sensoriais e espaço dedicado a inovações.

“O Coffee Connect é um fórum do futuro da cafeicultura, onde a cadeia produtiva irá discutir as novas oportunidades e desafios. O evento reúne uma série de autoridades que atuam na cadeia do café e que participará de importantes debates”, explicou o diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata.
A programação conta com uma grade ampla de palestras e painéis, que tratarão assuntos relevantes da produção cafeeira. Entre os temas das palestras são destaques a Análise Sensorial e o novo Protocolo de Prova de Café SCA, o Gargalos de Infraestrutura para o Café Brasileiro, Carbono e Sustentabilidade, Inovação na Cafeicultura e Empreendedorismo no Café.
Além disso, também serão discutidos o mercado do café e os desafios climáticos no mundo para os países produtores do grão. Haverá ainda painéis sobre trabalho digno e sustentabilidade, cenário macroeconômico, tecnologias e inovação para a cafeicultura com olhar para o pós-colheita.
Roberto Barata explica que o Coffee Connect, ao reunir diversos especialistas e representantes do setor, se torna importante para a definição do futuro, que é fundamental diante dos avanços da cadeia, principalmente, no Estado.
“A cadeia produtiva da cafeicultura está crescendo em velocidade muito grande. A expectativa do governo mineiro é que, em breve, o café seja o principal produto da balança comercial do Estado, ultrapassando o minério de ferro. Então, apoiamos o evento e queremos que o Centro de Excelência da Cafeicultura seja o protagonista das narrativas, queremos promover a cafeicultura”, aponta.
Além das discussões, o evento oferece ainda diversas atividades sensoriais que permitem aos visitantes degustar diferentes tipos de café, conhecer novos métodos de preparo, e entender as nuances de sabor e aroma que tornam cada café único.
Outro momento importante será o lançamento do 9º Parque Tecnológico de Minas, o primeiro 100% privado no Estado. O empreendimento fica dentro do CIT Log, condomínio industrial, tecnológico e logístico, no Porto Seco de Varginha. No local, há uma estação aduaneira e diversas empresas.
Ouça a rádio de Minas