Agronegócio

Coffee of the Year: café brasileiro bate recorde de amostras

Vencedor do Prêmio será divulgado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em novembro, no Expominas, em Belo Horizonte
Coffee of the Year: café brasileiro bate recorde de amostras
Foto: Pixabay/ Banco de imagem

Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como missão reunir os melhores cafés do Brasil, reconhecer os grandes destaques do ano e valorizar novas origens que estão transformando a produção nacional. Ao premiar a qualidade e a diversidade do café brasileiro, o concurso incentiva o aprimoramento das lavouras, fortalece o posicionamento do país no cenário global e conecta produtores às principais oportunidades de mercado.

O COY, como é conhecido, também se consolidou como pioneiro ao incluir as duas espécies produzidas no Brasil – arábica e canéfora (conilon/robusta) –, estimulando a qualidade e dando visibilidade a diferentes perfis sensoriais e regiões produtoras. Aberto a produtores de todas as regiões do Brasil, é uma vitrine única para colocar o café em evidência, conquistar reconhecimento no mercado e abrir portas para novas oportunidades de negócio. Ele elege os melhores cafés do País.

O Prêmio Coffee of de Year 2025 teve novo recorde de amostras inscritas e o vencedor será revelado na Semana Internacional do Café (SIC), que começa no dia 5 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, cidade-sede de um dos maiores eventos mundiais do setor. A premiação acontece no último dia da SIC, que é 7 de novembro.

“Tivemos a satisfação de receber cafés de todas as regiões produtoras, incluindo Ceará e Acre, das quais não havíamos recebido ano passado. Quanto à qualidade, tivemos uma potência de sabor. Vimos muitos cafés doces, com notas intensas de chocolate, caramelo, mel e garapa, mas também tivemos cafés frutados, com sensorial de frutas roxas e brancas. Cafés bem consistentes quanto a corpo cremoso e sedoso, e finalização doce e longa”, explica o coordenador do concurso e do IF Sul de Minas, Leandro Paiva.

Todas foram provadas no Centro de Excelência em Cafeicultura – Senar, em Varginha, no Sul do Estado, e dentre elas, selecionadas as 180 melhores, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora. Essas serão disponibilizadas nas Salas de Cupping, durante a SIC, funcionando como uma grande vitrine do café brasileiro. Nesse espaço, compradores nacionais e internacionais podem provar os cafés e conhecer seus produtores.

Desses cafés, os 10 mais bem pontuados de arábica e os cinco de canéfora são apresentados ao público em uma degustação às cegas, no método filtrado. A votação dos visitantes complementa a pontuação final, ajudando a eleger os grandes vencedores do ano.

No último dia da SIC, no Grande Auditório Robério Silva, acontece a esperada cerimônia de premiação, durante a qual são revelados os melhores 10 produtores de arábica e os cinco de canéfora, em ordem de classificação. Todos esses finalistas recebem Certificado de Participação. Já os grandes vencedores (primeiro lugar arábica e primeiro lugar canéfora) levam troféu e certificado de campeão.

Logo após o anúncio, nas Salas de Cupping, ocorre o exclusivo Cupping dos Campeões, onde compradores do Brasil e de outros países têm a chance de provar os cafés premiados do Coffee of the Year e de conhecer os produtores vencedores da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas