Agronegócio

Colheita de soja 2022/23 no Brasil chega a 43%

Embora as chuvas ainda afetem o trabalho de campo, o resultado representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior
Colheita de soja 2022/23 no Brasil chega a 43%
Conforme a consultoria AgRural, chuvas frequentes no Paraná e Mato Grosso do Sul têm dificultado maiores avanços nos trabalhos | Crédito; Jorge Adorno/Reuters

São Paulo – A colheita de soja 2022/23 no Brasil atingiu nesta semana 43% da área plantada, disse neste sábado a consultoria AgRural, um aumento de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior mas com chuvas ainda afetando o trabalho de campo.

A AgRural disse em comunicado que chuvas frequentes nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul têm dificultado maiores avanços nos trabalhos, mantendo o ritmo da colheita atrasado.

“Em São Paulo e Minas Gerais, apesar da trégua nas chuvas nesta semana, o acúmulo de umidade contribui para o alongamento do ciclo das lavouras, o que resulta em atraso com relação ao mesmo período do ano passado”, acrescentou a consultoria.

A AgRural também destacou que o plantio da segunda safra de milho do Brasil, que representa cerca de 75% da produção total do cereal no país e é cultivada nas mesmas áreas que a soja, contou com “bom avanço” nesta semana.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo a consultoria, 70% da área estimada para a “safrinha” de milho já foi plantada na região centro-sul, avançando em relação aos 55% vistos na semana anterior embora ainda atrás dos 80% em igual período do ano passado.

“Mato Grosso do Sul continua com o plantio atrasado”, detalhou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas