Agronegócio

Colheita de café deve cair 22,2% no Sul do Estado

De acordo com os dados da Conab, no Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais a previsão é de uma safra de 13,9 milhões de sacas de 60 quilos de café, uma redução de 22,2% em relação ao ano passado. Esse decréscimo está atrelado aos efeitos da bienalidade negativa, aos fatores climáticos registrados ao longo do ciclo e à diminuição de área em produção, que ficou em 496,8 mil hectares, queda de 3,4%.

Na região do Cerrado mineiro foram destinados cerca de 185,7 mil hectares para a produção de café nesta safra, área 1,8% inferior a utilizada na temporada passada. São esperadas 4,6 milhões de sacas de café colhidas, redução de 35,7%. A produtividade média será de 24,73 sacas por hectare, 34,4% menor.

Na região da Zona da Mata, cerca de 90% dos 276,5 mil hectares plantados, nessa safra, já foram colhidos, restando apenas lavouras situadas em regiões de maior altitude e a colheita do café no chão. A área em produção (276,5 mil hectares) reduziu 0,8% em relação à temporada passada, principalmente em razão da intensificação das podas nas lavouras mais velhas, enfraquecidas ou desestruturadas. A previsão é colher 5,405 milhões de sacas de café, sinalizando redução de 28,5% em comparação a 2018.

A expectativa de diminuição na produção da Zona da Mata se deve à bienalidade negativa em razão do alto desgaste dos cafeeiros após duas safras de alta produção e pelas variações climáticas durante o ciclo. Também prejudicou a produtividade a redução da oferta e o aumento dos preços dos fertilizantes, o que comprometeu a realização dos tratos culturais recomendados. A produtividade caiu 27,9% com a colheita de 19,5 sacas por hectare.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com o levantamento da Conab, no Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri, a situação das lavouras está entre regular e boa. As chuvas ocorridas a partir de agosto de 2018 e entre outubro e novembro do mesmo ano contribuíram para boas floradas na região. Atualmente, a colheita está avançada, com estimativa de produção final na ordem de 592,8 mil sacas de café, redução de 22,3% em relação à safra anterior. O rendimento médio esperado é de 23,72 sacas por hectare, queda de 17,9%. A área em produção é de aproximadamente 25 mil hectares, espaço 5,4% menor.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas