Agronegócio

Com mercado aquecido, Cogran lança linha de cortes nobres de suínos

Produção média mensal é de 300 toneladas de suínos e de 2,31 mil toneladas de aves.
Com mercado aquecido, Cogran lança linha de cortes nobres de suínos
Cogran tem sede em Pará de MInas e produz média mensal de 300 toneladas de carne saína e 2,31 mil toneladas de carne de aves | Crédito: Divulgação Cogran

A demanda crescente do mercado consumidor por produtos de alta qualidade estimulou a Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), com sede em Pará de Minas, a investir em uma linha de cortes nobres de suínos. Com os novos cortes, a ideia é ampliar a atuação no varejo e também no mercado nacional de food service (bares e restaurantes). A Cogran conta com cerca de 184 cooperados. A produção média mensal é de 300 toneladas de suínos e de 2,31 mil toneladas de aves. 

Conforme o presidente da Cogran, Marcelo Amaral, o consumidor brasileiro tem buscado mais por produtos de maior qualidade, diferenciados e de maior valor agregado. Diante da demanda do mercado, a cooperativa investiu em cortes especiais. 

Alguns cortes foram desenvolvidos exclusivamente pela marca e trabalhados a mão. As peças artesanais tem o objetivo de ampliar a experiência do consumidor. Entre os cortes são destaques o Tomahawk, o Carré 3 Ripas, o Prime Ribe, o Short Rib, o T-Bone, o Steak Ancho além da clássica Picanha Premium.

“O investimento nos cortes nobres de suínos foi impulsionado por uma demanda crescente do mercado por produtos de maior qualidade e valor agregado. Notamos uma evolução significativa no paladar e nas exigências dos consumidores. Isso acontece, especialmente, no setor de food service (bares e restaurantes) que estão buscando alternativas sofisticadas para oferecer em seus cardápios”, disse.

Expansão de mercado

Ainda segundo o representante da Cogran, o foco inicial será o mercado nacional, principalmente o food service e o varejo especializado. Há expectativa de expandir, gradativamente, para os outros nichos e regiões. Para divulgar os lançamentos, a Cogran participa pela primeira vez da Superminas, um dos maiores eventos do setor varejista brasileiro, que acontece até hoje em Belo Horizonte.

“Temos uma expectativa muito positiva em relação à aceitação dos cortes nobres de suínos. Isso porque observamos que o mercado está cada vez mais aberto para produtos diferenciados e de qualidade superior, especialmente no food service. Nossa estratégia é oferecer aos nossos clientes não só cortes premium, mas também a confiança em uma marca com 44 anos de história, que preza pela qualidade e pela responsabilidade com seus produtos”.

No evento, ocorreu o lançamento de duas linhas de cortes nobres de suínos. Além disso, a Cogran aproveitou a oportunidade para divulgar a linha de temperados tanto de aves quanto de suínos, além dos embutidos (presunto, bacon, calabresa, entre outros). O portfólio da marca conta, hoje, com mais de 150 produtos. A cooperativa também anunciou o chef de cozinha Henrique Fogaça como embaixador da marca. Além de chef, Fogaça é conhecido por ser empresário, músico e apresentador do Master Chef, da Band. A exigência e o critério na execução de seus trabalhos tornaram o chef referência em suas áreas de atuação. 

Mercado da carne suína é crescente

Conforme Amaral, a Cogran conta com cerca de 184 cooperados e uma produção mensal em torno de 300 toneladas por mês de suínos e de 2,31 mil toneladas de aves. Os produtos, segundo Amaral, são diversificados, incluindo tanto carnes suínas quanto de aves, além de embutidos e temperados. Quanto ao mercado, o mesmo tem gerado bons resultados, tanto em demanda como na valorização do produto.

“O mercado de carne suína é crescente tanto no Brasil quanto no exterior. Temos visto uma valorização desse tipo de carne, principalmente pela sua versatilidade e pelo aumento da conscientização sobre os benefícios do consumo de proteínas suínas. O Brasil tem se destacado como um dos principais produtores e exportadores de carne suína do mundo e a Cogram está muito bem posicionada para atender a essa demanda crescente, com produtos de alta qualidade e com uma cadeia de produção eficiente e sustentável”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas