Agronegócio

Pequenos produtores podem obter certificação para ovos e frangos caipiras em Minas; veja como

Com foco em bem-estar animal e rastreabilidade, iniciativa estadual apoia produtores na conquista da certificação oficial
Pequenos produtores podem obter certificação para ovos e frangos caipiras em Minas; veja como
Foto: Francis Mascarenhas | Reuters

A certificação da produção de ovos e frangos caipiras pode ajudar o produtor a impulsionar as vendas, uma vez que cresce, cada vez mais, a demanda dos consumidores por alimentos com garantia de qualidade e respeito ao bem-estar animal. Nesse sentido, o Programa Certifica Minas é uma ferramenta que pode auxiliar nessa missão.

Trata-se de uma iniciativa do governo estadual para incentivar a melhoria da qualidade da produção agropecuária e ampliar as oportunidades de mercado para os produtores, em especial os agricultores familiares.

A adesão ao programa é voluntária, mas pode ajudar a conferir mais transparência e garantia sobre os produtos comercializados. “A certificação promove a valorização do produto, melhores preços para o produtor, gestão e organização da propriedade. Além disso, ele pode usar a terminologia ‘caipira’ na rotulagem, comprovando uma produção legalizada”, explica a coordenadora estadual de Pequenos Animais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).

Ela irá detalhar esse processo de produção de ovos e frangos caipiras, com foco no bem-estar animal, sanidade e sustentabilidade, no Avicultor Mais 2025, que acontece nesta quinta-feira (26), no Expominas, em Belo Horizonte.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo a coordenadora, o processo de certificação não é complexo, mas exige atenção às normas estabelecidas. “Obter a certificação não é difícil, mas requer atenção no cumprimento das normas presentes em um checklist. A Emater-MG, com assistência técnica, tem o papel de ajudar o produtor a conseguir a certificação pelo Certifica Minas”, explica Márcia.

Entre os requisitos para a certificação de ovos caipiras, estão o manejo das galinhas poedeiras em sistema de criação livre, com acesso a piquetes – áreas externas que possibilitam comportamentos naturais das aves, como ciscar e tomar sol. A alimentação deve ser 100% vegetal e as linhagens de galinhas escolhidas precisam ser mais rústicas, com resistência a doenças.

No caso da produção de frango caipira, os critérios seguem a mesma linha: criação com espaço para livre movimentação, desenvolvimento mais lento e ausência de promotores de crescimento. Em ambas as produções, o controle sanitário, a gestão da granja e a rastreabilidade do processo produtivo são obrigatórios para a certificação.

Veja como obter a certificação

Os produtores interessados devem solicitar formalmente a adesão ao Programa Certifica Minas junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), apresentando a documentação necessária. Após a assinatura do contrato e da proposta de serviço, o produtor passa por uma auditoria na propriedade.

O processo conta com a orientação técnica da Emater-MG, que apoia o produtor nas adequações exigidas. A auditoria realizada pelo IMA verifica o cumprimento das normas do programa. Caso aprovado, o produtor recebe o Certificado de Conformidade e a autorização para utilizar o selo oficial da certificação nos produtos.

Agricultores familiares com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa têm isenção da taxa de auditoria, o que facilita a adesão de pequenos produtores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas