Agronegócio

Conacarne: maior congresso da cadeia produtiva estreia em Belo Horizonte

Evento, idealizado pelo Sistema Faemg Senar e também organizado pela CNA, acontecerá nos dias 18 e 19 setembro no Expominas; expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas
Conacarne: maior congresso da cadeia produtiva estreia em Belo Horizonte
Congresso da cadeia da carne bovina vai ter discussões técnicas e também tendências de consumo no Brasil e no mundo | Foto: Reprodução Adobe Stock / Sławomir Fajer

Em busca de discutir o futuro da pecuária de corte em Minas Gerais e nos demais estados do País, Belo Horizonte sediará o Congresso Nacional da Carne (Conacarne) nos dias 18 e 19 de setembro. A ideia é reunir os mais diversos elos da cadeia envolvida na produção da carne bovina, o que torna o evento um dos maiores e mais completos do setor no País. O congresso, que acontecerá no Expominas, abordará  temas relevantes como as tendências de consumo no Brasil e no exterior, qualidade e padrões de carne, tecnologias de produção, mercado, entre outros. 

O Conacarne, evento inédito no Brasil, é organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O propósito é reunir produtores, técnicos, indústria e especialistas para debater os principais desafios e inovações do setor. A participação é gratuita e ainda há vagas disponíveis. Quem desejar se inscrever deve procurar o Sindicato dos Produtores Rurais do município. 

Conforme o gerente de Agronegócio do Sistema Faemg Senar, Rafael Moreira Rocha, a estimativa é reunir em torno de 2 mil pessoas no evento. “A ideia de criar o Conacarne surgiu na Faemg ao observarmos que havia a demanda de discutir o futuro do setor junto aos produtores devido à importância da pecuária para o Estado. O projeto foi levado à CNA e foi bem aceito, então, foi decidido que a discussão seria interessante em âmbito nacional”.

O congresso, conforme Rocha, é uma oportunidade para discutir o cenário da pecuária, desafios, inovações, tendências de mercado e o futuro da atividade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e um dos maiores consumidores, então, tem grande importância no cenário. O mercado comprador é crescente e as suas exigências também, precisamos buscar caminhos para melhor atender a demanda. O mercado busca por carnes de qualidade, com sanidade, sustentabilidade e nós produzimos assim”.

Painéis do Conacarne abordarão desafios e inovações do setor

Ao longo do Conacarne os debates abordarão os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Haverá a participação de representantes de entidades internacionais da cadeia da carne bovina discutindo as tendências de consumo de carne bovina no mundo sob o olhar dos principais produtores e importadores mundiais.

Outro painel – A Carne que os Frigoríficos Buscam: Qualidade, Padrões e Oportunidades – abordará a evolução do perfil de carcaças de bovinos abatidos no País em termos de classificação e tipificação e trará as demandas das indústrias com relação ao perfil de gado para atender aos aspectos de qualidade e demais características da carne bovina, os palestrantes serão os principais frigoríficos do Brasil.

Já o painel “Produzindo a carne do futuro” contará com a participação de representantes de institutos de pesquisas e universidades nacionais e internacionais. A ideia é abordar como as inovações tecnológicas e as novas demandas dos consumidores têm impactado o mercado e de que forma ditarão o futuro da carne bovina.

Haverá também um painel pensando nas preferências do consumidor, Do pasto ao prato – a carne pela ótica do consumidor. Onde chefs de cozinha, especialistas em carnes e profissionais do setor gastronômico compartilharão experiências sobre os diferentes perfis e preferências dos consumidores e tendências de preparo da carne bovina.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas