Concurso mineiro cria diploma por polo e valoriza regionalidade da cachaça
Além de premiar as melhores bebidas, o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras teve como novidade em 2025, a criação de um diploma especial por polo para valorizar a regionalidade, que foi recebido pelos três primeiros colocados dos polos Central, Sul e Matas de Minas, Leste, Nordeste, Norte e Cerrado, no último mês de novembro.
“A Emater-MG está presente em 820 municípios e em sete polos. Trazemos essa novidade para reconhecer e valorizar, dentro de cada polo, a excelência dessa bebida mineira. Também queremos mostrar as características das cachaças de cada região, seus terroirs”, explica o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Vencedores
No polo Central, a Vale Verde, de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi agraciada com o diploma pelo primeiro (Vale Verde Extrapremium) e segundo (Vale Verde 12 anos) lugares, seguida pela Paulo Azevedo Amburana, de Carmópolis de Minas (região Centro-Oeste). “É muito gratificante receber esse reconhecimento. Prova que o nosso trabalho está sendo valorizado e isso só inspira a gente a trabalhar com mais dedicação e entusiasmo”, diz Daniel Fornari, da Vale Verde.
Estação da Cana – Carvalho e Grápia (1º lugar/Monte Belo), Dona Diva Ouro (2º lugar/Pouso Alegre) e Encomenda Real Carvalho Ouro (3º lugar/Cruzília), foram os destaques do Sul de Minas. Já no Polo Leste, os diplomas ficaram com Anfitrión Ouro Single Malt (1º lugar/Governador Valadares) e Mineiriana (2º e 3º lugar/Itabira).
Nas Matas de Minas, foram contempladas a Duim Blend Especial (1º lugar/Mar de Espanha), Requinte do Emboque Premium (2º lugar/Raul Soares) e Poka Carvalho (3º lugar/Viçosa). Enquanto no Polo Cerrado, Urucuiana Carvalho (Buritis), Terra do Zebu Cerejeira (Uberaba), Onda Clara Prata (Patos de Minas) ocuparam o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Salinas em destaque
No Norte de Minas, os diplomas foram para o município de Salinas: com a Premissa Carvalho Americano, em primeiro lugar, e a Seleta, com bebidas em segundo e terceiro lugar. Já no Polo Nordeste foram agraciadas a Boralina (1º e 2º lugar/Novo Cruzeiro) e a Padre Paraíso (3º lugar/Padre Paraíso).
O Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique teve 247 bebidas participantes (todas registradas no Ministério da Agricultura), em 2025. “O concurso busca contribuir para o aprimoramento das boas práticas de fabricação da cachaça em todas as regiões mineiras”, explica o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Lucas Rocha Carneiro, um dos responsáveis pela coordenação do concurso.
O Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, com realização da Emater-MG e apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e demais entidades parceiras. (Com informações da Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas