Agronegócio

Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio acontece em agosto

Objetivo é debater como as chamadas agroalianças são fundamentais para o crescimento sustentável do setor. Confira também outros destaques do Agronegócio
Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio acontece em agosto
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em parceria com a B3, promove o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio, no dia 11 de agosto, em formato híbrido. O objetivo é debater como as chamadas agroalianças são fundamentais para o crescimento sustentável do setor e para a manutenção da competitividade frente aos desafios globais e nacionais.

Considerado um dos mais importantes eventos da cadeia do agronegócio no País, reunirá autoridades, líderes setoriais, empresários, especialistas e profissionais no Sheraton WTC São Paulo Hotel, na capital paulista. Informações e inscrições no site oficial.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Produção de carnes

A produção de carnes bovina, suína e de aves deverá atingir 31,57 milhões de toneladas em 2025, mantendo-se próximo ao patamar recorde atingido em 2024 (31,58 milhões de toneladas). O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, segundo a Conab. Para a suína, é esperado um novo recorde de produção (5,56 milhões de toneladas).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Produção de carnes
Foto: Divulgação Marco Flávio

A produção de carne de frango também deverá atingir novo recorde em 2025, projetada em torno de 15,48 milhões de toneladas. Já no caso da carne bovina, a expectativa é de queda na produção, o que indica a inversão do ciclo pecuário, com início da retenção de matrizes e menor abate de fêmeas. Ainda assim, deverão ser produzidas 10,52 milhões de toneladas, a segunda maior já registrada na série histórica da Conab.

Café: colheita atinge 35% no País

A colheita de café no País havia atingido 35% da projeção de safra 2025/26 até 11 de junho, avanço de sete pontos percentuais frente à semana anterior, apesar de chuvas que reduziram o ritmo dos trabalhos., segundo a consultoria Safras & Mercado. As chuvas na última semana reduziram o andamento da colheita e da secagem, especialmente do café arábica.

Os trabalhos seguem ligeiramente abaixo do registrado no mesmo período do de 2024, quando o percentual era de 37%. A colheita de arábica perdeu intensidade (26% da produção total) devido ao excesso de chuvas, especialmente Sul de Minas, em São Paulo e no norte do Paraná.

Epamig obtém imunidade de tributos federais

A Epamig obteve, no dia 10 de junho, decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que defere a suspensão da exigibilidade de impostos federais incidentes sobre patrimônio, renda e serviços. A decisão do ministro-relator, Luiz Fux, considerou o disposto no artigo 150, inciso VI, alínea A da Constituição, que versa sobre imunidade tributária recíproca para instituições públicas, além de casos de jurisprudência.

A determinação assegura cumprimento imediato e será submetida ao Plenário do STF. Nos últimos cinco anos, a Epamig pagou cerca de R$ 4,5 milhões em tributos federais, que a partir de agora não serão cobrados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas