Agronegócio

Conheça a cratília, planta que traz diversos benefícios para a propriedade rural

Trata-se de uma leguminosa arbustiva de porte médio, originária da América do Sul e altamente resistente à seca. Confira também outros destaques do Agronegócio
Conheça a cratília, planta que traz diversos benefícios para a propriedade rural
Crédito: Divulgação Walter Mantragolo

A Emater-MG lançou uma cartilha sobre a cratília, planta pouco conhecida dos produtores que traz diversos benefícios para a propriedade rural. Ela pode ser usada para adubação verde, recuperação de áreas degradadas, como cercas-vivas e até na alimentação animal. A cratília é uma leguminosa arbustiva de porte médio, originária da América do Sul e altamente resistente à seca.

O material sobre o cultivo da planta está disponível para consulta gratuita na Livraria Virtual do site da Emater-MG. Uma das grandes vantagem para o produtor que cultiva a cratília é a possibilidade de usar a planta como alimento para o gado, já que ela mantém a folhagem mesmo durante os períodos de estiagem. Tanto as folhas quanto os ramos verdes da leguminosa são ricos em nutrientes, sendo uma boa opção de forrageira.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Safra de café 2024: queda mais acentuada

Um levantamento de campo realizado com 1.706 produtores rurais assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar (ATeG Café+Forte) indica uma quebra de 23%, em média, na safra de café arábica 2024 em Minas Gerais. A estimativa é mais acentuada do que a média nacional divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na quinta-feira (19), que apontou uma redução de 0,5% na produção em comparação com 2023.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As condições climáticas adversas, como ondas de calor, chuvas esparsas e mal distribuídas, juntamente com altas temperaturas durante as fases de desenvolvimento dos frutos, foram as principais responsáveis pela redução da produtividade prevista para a safra que está sendo finalizada. O levantamento preliminar foi realizado nas quatro regiões produtoras: Montanhas de Minas, Sul de Minas, Chapada de Minas e Cerrado Mineiro.

Plantio de soja atinge 0,5%

O plantio de soja do Brasil do ciclo 2024/25 atingiu 0,5% da área projetada, indicando um início mais lento dos trabalhos em meio ao tempo seco, informou nesta sexta-feira (20) a consultoria Safras & Mercado. No ano passado, produtores tinham semeado até esta época 1,6% da área, enquanto o índice para a média histórica de cinco anos é de 1,5%. “O Paraná e o Mato Grosso estão começando”, disse o analista de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.

Segundo ele, à medida que as projeções de chuvas se confirmem na semana que vem, o Paraná e o Mato Grosso do Sul deverão avançar com os trabalhos de plantio. “Entre 27 de setembro e 3 de outubro está aparecendo alguma umidade no Sudeste e Centro-Oeste. Isso deve incentivar os produtores”, afirmou o especialista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas