Agronegócio

Segredo de gerações: conheça o queijo artesanal mineiro que ganhou o prêmio de melhor da América

Produtor de Alagoa, no Sul de Minas, conquista prêmio máximo da principal competição de queijos artesanais das Américas com receita tradicional passada há gerações
Segredo de gerações: conheça o queijo artesanal mineiro que ganhou o prêmio de melhor da América
Queijo Pedra do Segredo - Vencedor ExpoQueijo 2025 | Foto: Divulgação Pedra do Segredo

“Uma grande surpresa”, é assim que Jaime Porfírio, produtor do Queijo Pedra do Segredo, descreve a vitória do Prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. A iguaria mineira, de casca cor de ouro, textura macia e sabor amanteigado, é resultado de muitos anos de produção e aperfeiçoamento de uma receita passada de pai para filho há gerações.

“O meu bisavô já fazia, meu avô fazia, meu pai, eu e agora meus filhos estão fazendo. Nosso queijo vem de uma produção completamente artesanal e tem só quatro ingredientes: leite, sal, coalho e fermento. A gente não tem nem resfriamento”, explica Porfírio.

A Fazenda Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no Sul de Minas, hoje tem 20 vacas-leiteiras e produz cerca de 20 a 30 queijos por dia. Embora a principal fonte de renda seja a comercialização de truta, a família mantém a produção do queijo por tradição.

No entanto, com o resultado positivo, Porfírio pretende expandir a produção da iguaria. “Hoje o queijo ainda não dá lucro, mas estamos com planos de transformá-lo na nossa principal atividade econômica”, comenta o produtor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ganhador do Super Ouro

Ganhar o maior prêmio da ExpoQueijo Brasil não era algo que Porfírio esperava, tanto que ele não foi receber a premiação, mas, sim, sua sobrinha, Tatiane Barros Siqueira. “Foi uma surpresa, foi muito bom, porque esse queijo foi a vida do meu pai, do meu avô e do meu bisavô. A produção do queijo faz parte da sobrevivência da gente”, comenta o produtor.

Para Porfírio, o grande diferencial do Queijo Pedra do Segredo reside no fato de a iguaria ser artesanal. “O que fez nosso queijo ter tanto destaque é a nossa tradição, é a água que a gente usa, o leite que é natural e o nosso modo de fazer, que é único aqui da fazenda.”

Queijo mineiro é o primeiro representante brasileiro a vencer

Essa foi a primeira vez que o Brasil ganhou o maior prêmio da ExpoQueijo Brasil – que é a principal competição de queijos artesanais das Américas. O resultado foi divulgado no sábado (28), em uma cerimônia realizada no Grande Hotel e Termas de Araxá.

O Queijo Pedra do Segredo concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação. A iguaria alcançou a maior pontuação entre as mais de mil amostras inscritas por 16 países da América Latina e Europa.

Ao receber o prêmio, a sobrinha de Porfírio, Tatiane Siqueira, detalhou como é o processo de produção do queijo. “Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, acrescenta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas