Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 01/06

CURTAS AGRONEGÓCIO | 01/06
Crédito: Alisson J. Silva

Dia Mundial do Leite

No Dia Mundial do Leite, comemorado hoje, 1º de junho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai promover um seminário virtual com representantes da pecuária leiteira e a participação da nutricionista Janaína Goston. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a especialista falará sobre a importância do leite e seus derivados na nossa alimentação.

O diretor-presidente da Emater de Minas, Otávio Maia, fará a abertura do evento, às 19h, com o tema “Mitos e Verdades sobre o Consumo do Leite”. O webinar será transmitido pelo canal da empresa no YouTube e terá as presenças do presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite (Fecoagro Leite Minas) e da Cemil, Vasco Praça Filho, e do vice-presidente da entidade e presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), Marcelo Candiotto.

O leite é considerado um dos alimentos mais completos e acessíveis para a população. Em um copo de 200 mililitros de leite de vaca, há cerca de seis gramas de proteína, quantidade suficiente para suprir 8% das necessidades diárias de um adulto. Quando se fala em cálcio, então, o produto é campeão. Um copo do tipo integral contém 240 miligramas do mineral, e supre 24% da recomendação diária. Isso sem falar em outros minerais, como fósforo e magnésio, e nas vitaminas, principalmente A, D, E e K, além das do complexo B.

Protestos na Argentina

Produtores rurais da Argentina ameaçaram ampliar medidas de protesto se o governo não recuar em um veto a exportações de carne, adotado no país como ação emergencial para aumentar a oferta doméstica em meio a um salto na inflação.

Produtores no país da América do Sul pararam negociações domésticas de gado para protestar contra a medida do governo. A Argentina é uma importante exportadora de grãos, incluindo soja, milho e trigo, e uma das principais exportadoras de carne bovina do mundo.

“Se não tivermos respostas (do governo), os produtores pedirão medidas mais profundas, com participação de todo o setor agrícola”, disse o presidente das Confederações Rurais Argentinas, Jorge Chemes, em entrevista à Rádio Milenium no sábado.

O governo do presidente de centro-esquerda Alberto Fernandéz vetou exportações de carne neste mês, por período de 30 dias, visando a conter os preços domésticos dos alimentos em meio a uma longa crise econômica aprofundada pela pandemia.

Chemes disse que os produtores prorrogaram a suspensão das negociações de gado até a próxima quarta-feira, uma vez que não receberam respostas do governo. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas