Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 03/09

CURTAS AGRONEGÓCIO | 03/09
Queijo Minas da Serra da Canastra é um dos destaques do Estado | Crédito: Acervo pessoal/Capim Canastra

Recolhimento de petiscos contaminados

Diante dos riscos iminentes à saúde de animais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou, na sexta-feira (2), o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa Bassar Indústria e Comércio Ltda, em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados.

A princípio, os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467).

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de informação preliminar, já são nove cachorros mortos após ingerirem os petiscos da marca Bassar com suspeita de substâncias tóxicas. Seis mortes ocorreram em Belo Horizonte, uma em Piumhi (MG) e duas em São Paulo.

A medida é preventiva e poderá ser alterada em razão das informações que venham a ser obtidas com as investigações que estão sendo conduzidas.

Defeso na piscicultura

O período de defeso do cherne verdadeiro, do peixe-batata e da piramutaba, quando é proibida a pesca dessas espécies, começou a valer na última quinta-feira, 1º de setembro. O defeso da piramutaba vai até 31 de novembro e o do cherne verdadeiro e peixe-batata é um pouco mais curto, indo até 31 de outubro.

Para a piramutaba, é proibida a pesca de arrasto na área de ocorrência da espécie, compreendida entre a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa à divisa do Pará com o Maranhão.

As pessoas físicas e empresas que atuam na captura, na modalidade de arrasto, da mesma forma, na conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da piramutaba devem preencher até o dia 9 de setembro de 2022 a declaração de estoque para que possam continuar a exercer as atividades exclusivamente no período de defeso.

No caso do cherne verdadeiro e do peixe-batata, está proibida a pesca realizada entre 100 e 600 metros de profundidade no litoral Sudeste e Sul do País. As pessoas físicas ou empresas devem fornecer a declaração de estoque até o dia 10 de setembro de 2022.

Festival do Queijo Artesanal

A capital mineira já se prepara para receber, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. O evento, realizado em parceria pelo Sebrae Minas e Sistema Faemg, acontece este ano no Parque de Exposições da Gameleira. 

Após dois anos de muita expectativa, o evento retorna de forma presencial, em um espaço mais amplo, para receber, com toda a segurança, um público estimado em 8 mil pessoas durante os três dias de evento. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas