CURTAS AGRONEGÓCIO | 05/02

Abertura da colheita de soja
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, participou ontem da Abertura Nacional da Colheita de Soja, realizada no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). A participação ocorreu de forma virtual.
Tereza Cristina destacou as projeções da colheita do grão, que deve chegar a 133,7 milhões de toneladas na safra 2020/2021, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além do bom preço pago ao produtor, o que estimula investimentos no setor.
“Temos todos os motivos para acreditar que a soja brasileira precisará continuar sendo produzida nos volumes que estamos produzindo e a demanda mundial continuará crescendo. Temos uma safra cheia, uma safra que será recorde novamente e com preços muito bons”, disse, acrescentando o papel do País como fornecedor de proteína animal.
Vendas de fertilizantes em alta
São Paulo – O mercado de adubos comercializou em janeiro cerca de 40% do volume esperado para o ano no Brasil, disse ontem o vice-presidente comercial da Mosaic Fertilizantes, Eduardo Monteiro, em meio a um cenário de relação de trocas favorável ao agricultor, devido ao alto patamar de preços das commodities.
Segundo ele, essa conjuntura também se estende para outros países produtores de commodities, como Estados Unidos, Índia e China.
“Observamos aperto de oferta (global) e aumento de demanda, então temos perspectiva de preço firme para fertilizantes”, afirmou Monteiro durante evento transmitido pela internet. (Reuters)
Ouça a rádio de Minas