CURTAS AGRONEGÓCIO | 08/06

32º Prêmio Ernesto Illy
Estão abertas as inscrições para o 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. As amostras devem inscritas e enviadas até o dia 9 de setembro de 2022. Na Categoria Nacional do prêmio, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares. Desses seis, os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Ernesto Illy Internacional em 2022, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas. Já na Categoria Regional, serão premiados até dois cafeicultores em cada um dos dez Estados/regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas. A ficha de inscrição e o regulamento completo para o 32º Prêmio estão disponíveis no site clubeilly.com.br. O cafeicultor pode inscrever apenas uma amostra de café Arábica.
Queda de 7% das exportações de soja
A exportação de soja do Brasil em junho deve alcançar 9,41 milhões de toneladas, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume, se confirmado, representaria uma diminuição de 718 mil toneladas ante junho do ano passado, ou 7,1%. Já na comparação com os volumes de maio deste ano, haveria queda de cerca de 851 mil toneladas. A Anec estimou ainda que o embarque de farelo de soja do Brasil deve alcançar 2,03 milhões de toneladas em junho, 10,3% superior ao registrado em igual mês de 2021. O volume também deve crescer frente ao 1,89 milhão registrado em maio deste ano. A exportação de milho, segundo a associação, foi estimada em cerca de 1,45 milhão de toneladas em junho, um crescimento de 1,36 milhão de toneladas em relação ao visto em igual período de 2021.
Italianos faturam ouro na ExpoQueijo
Os três primeiros colocados na grande final do Concurso Internacional do Queijo Artesanal foram italianos. O grande vencedor do concurso foi o Gorgonzola Dop Piccante, do produtor Caseificio Defendi Luigi. Os vencedores do foram anunciados no sábado, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. A disputa é parte da ExpoQueijo Brasil 2022. O Gorgonzola Dop Piccante concorreu pela categoria “Queijos azuis com leite de cabra, ovelha ou vaca”. O produto é feito com leite de vaca, possui massa crua e macia, não-prensada, na cor branco-palha. Foram avaliadas 666 peças. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram o Sbrinz Fromelle Ouro, de Docina Nutrição, e o Caciocavallo di Agnone, produzido por Caseificio di Nucci. A produção brasileira melhor classificada entre os finalistas foi do Laticínio Eldorado, de Igarapé do Meio, no Maranhão, com o queijo Pyramide, feito com leite de cabra. Entre os mineiros, o melhor colocado no ranking foi o queijo Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, no Sul de Minas, vencedor na categoria “Queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados”.
Ouça a rádio de Minas