Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 08/07

CURTAS AGRONEGÓCIO | 08/07
Crédito: Freepik

Pintado sob ameaça de extinção

A Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 148, de 7 de junho de 2022, incluiu o Pseudoplatystoma corruscans, popularmente conhecido como “Pintado”, na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável (VU).

O Pseudoplatystoma corruscans refere-se apenas ao peixe da espécie de Pintado que ocorre nas bacias hidrográficas do Rio São Francisco, Paraguai, Paraná e Uruguai. No entanto, as proibições se aplicam para todo o território nacional.

Para outras espécies popularmente conhecidas como Pintados e Surubins (Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum) não houve proibição de pesca, devendo ser respeitadas apenas as legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.

As espécies constantes da lista, que entra em vigor a partir de 6 de setembro, ficam protegidas de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.

Importação recorde de fertilizantes 

O Brasil importou volumes recordes de cloreto de potássio (Kcl) do Canadá no primeiro semestre do ano, um sinal de que os agricultores terão boa oferta de fertilizantes para nutrir as lavouras, aumentar a produtividade e, potencialmente, expandir a área quando o plantio começar em setembro.

De acordo com dados compilados pela consultoria Agrinvest Commodities e enviados à Reuters ontem, o Brasil importou 2,291 milhões de toneladas de potássio canadense entre janeiro e junho, um aumento anual de 71,2%.

“O Canadá fornece apenas cloreto de potássio para o Brasil”, disse Jeferson Souza, analista da Agrinvest. “Mas o volume de Kcl importado pelo Brasil no primeiro semestre foi tão grande que o Canadá se tornou o segundo maior fornecedor de fertilizantes em geral no período”.

A Rússia foi o maior fornecedor de fertilizantes ao Brasil, com a China em terceiro, acrescentou. As compras totais do insumo pelo País avançaram 13% no primeiro semestre, segundo dados da agência marítima Cargonave. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas