CURTAS AGRONEGÓCIO | 09/09

Emissão de R$ 100 mi em CRAs
O Grupo Ecoagro, em parceria com a Guide Investimentos S.A, anunciou o encerramento de sua primeira emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) no setor de Cooperativa de Café para a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Minas Gerais.
A emissão de R$ 100 milhões tem prazo de quatro anos e vai beneficiar os produtores de café da região do Cerrado Mineiro associados à cooperativa.
A região onde a Expocaccer está situada é formada por 55 municípios e conta com uma área de produção de 210 mil hectares. Desta área, 102 mil hectares são certificados. Os 4.500 produtores da região geram uma produção de cinco milhões de sacas.
De acordo com o diretor de Controladoria e Finanças da Expocaccer, Rubstein Carvalho, o acesso da cooperativa a uma nova fonte de recursos financeiros representa benefícios indiretos aos seus cooperados, além de credibilidade junto ao mercado de capitais.
Estação Fazu conquista credencial do Mapa
A Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) obteve, por meio da Portaria nº 23, de 2 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União, o credenciamento da Estação Experimental Fazu.
A finalidade da estação é desenvolver pesquisas e ensaios experimentais com agrotóxicos e afins. O credenciamento também permite a elaboração e emissão de laudos técnicos de eficiência e praticabilidade agronômica e de fitotoxicidade para fins de registro de agrotóxicos e similares.
A Estação Experimental Fazu possui o Registro Especial Temporário (RET), que autoriza o uso de agrotóxicos, componentes ou afins a serem utilizados em projetos de pesquisa e experimentação, sejam em laboratório ou em campo.
O espaço destinado à estação é de 3,5 hectares de áreas cultiváveis, além de um setor com cinco salas para o armazenamento de produtos químicos comerciais e equipamentos destinados à experimentação das empresas interessadas.
Reserva de Minas de “cara” nova
A Reserva de Minas reposiciona sua marca e amplia o mix de produtos para comemorar seus 24 anos. Para preservar a tradição e a riqueza da doçaria mineira, a empresa instalada em Machado oferece um amplo portfólio de doces e geleias elaborados a partir de receitas que se misturam à história do próprio Estado, preservando a cultura gastronômica do final do século XVII, quando os doces eram feitos com o leite produzido nas fazendas coloniais.
Para alcançar mais destaque nas gôndolas e consolidar a presença da sua marca no ponto de venda, o logo da Reserva de Minas foi reestilizado com um design mais leve e ganhou um tom mais moderno. Neste ano, a empresa também lançou a campanha “Da Fazenda para sua Casa” em suas embalagens e peças de comunicação para reforçar sua proposta de utilizar produtos naturais, como o leite e as frutas cultivadas na própria fazenda – onde está instalada sua fábrica – ou de produtores locais, para manter a origem e as características dos insumos da região.
Ouça a rádio de Minas