Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 12/02

CURTAS AGRONEGÓCIO | 12/02
Crédito: Pixabay

Exportações de ovos

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as exportações brasileiras de ovos (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram em janeiro 2,316 mil toneladas, volume que supera em 42,6% o total embarcado no mesmo período de 2021, de 1,624 mil toneladas.

As vendas internacionais do setor de ovos geraram em janeiro receita de US$ 3,089 milhões, número 52,3% superior ao registrado em 2021, que foi de US$ 2,029 milhões.

Os Emirados Árabes Unidos seguem como principais destinos das exportações de ovos, com 1,937 mil toneladas importadas em janeiro, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2021.

“Os produtores de ovos estão enfrentando custos do milho e do farelo de soja em patamares históricos, assim como os produtores de carnes de aves e de suínos. O mercado internacional tem sido uma via utilizada para diminuir a pressão desses custos sobre a rentabilidade das empresas que contam com a opção de enviar produtos para o exterior. Exatamente por isto, é esperado que as vendas para o exterior sigam em alta ao longo de 2022”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Edital do Agro 4.0

O segundo Edital do Agro 4.0 foi lançado na última quinta-feira (10) pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A iniciativa selecionará oito projetos-piloto de Ambientes de Inovação para disseminar a adoção de tecnologias 4.0 para o setor produtivo brasileiro. As inscrições começam no dia 14 de fevereiro e seguem até o dia 9 de março pelo site agro40.abdi.com.br.

Os projetos serão representativos das cinco regiões do País e receberão no total R$ 1,5 milhão para disseminar práticas de adoção e difusão de tecnologias 4.0 para o agronegócio, de forma a identificar modelos viáveis de aplicação de soluções, focadas em aumento de eficiência e de produtividade e em redução de custos. O ambiente de inovação se configura um espaço adequado para a realização de inovações, promovendo a cultura de adoção e de difusão de tecnologias no setor produtivo por meio da articulação de empresas, academia, instituições, governo e sociedade.

“A nossa expectativa para essa chamada é de que os vencedores promovam a difusão e ampliação do uso dessas tecnologias para outras propriedades, para outros biomas e ecossistemas e para outras cadeias produtivas além daquela para a qual o projeto foi selecionado. Afinal, o futuro do agronegócio será cada vez mais pautado em inovação”, declarou o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Cleber Soares.

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