CURTAS AGRONEGÓCIO | 12/06

“Irrigar é Alimentar”
O Sistema CNA/Senar e os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promovem, no dia 15 de junho, o evento “Irrigar é Alimentar” para debater ações que fortaleçam iniciativas voltadas à agricultura irrigada e ao desenvolvimento sustentável da produção de alimentos.
O setor produtivo quer tornar a data, 15 de junho, o Dia Nacional da Agricultura Irrigada, para dar maior visibilidade à importância da agricultura irrigada brasileira e criar oportunidades de debate com a sociedade sobre segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.
O evento terá a participação do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza.
Serão dois painéis com os temas: agricultura irrigada como vetor para a segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil, com a participação do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Mapa; e os desafios da agricultura irrigada, com a presença de parlamentares.
O evento será transmitido, a partir das 9h, pela página Agro pelo Brasil, www.agropelobrasil.com.br, e pelo canal do Sistema CNA/Senar no Youtube.
Biotecnologia e nutrição de plantas
O Grupo Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, trabalha para assumir a liderança em defensivos biológicos, o segmento de maior crescimento em insumos agrícolas do País, ainda que mantendo planos de oferta inicial de ações (IPO) na “geladeira”, à espera de maior amadurecimento do mercado a companhias do agronegócio.
Após a inauguração, no final do ano passado, da maior fábrica da América Latina de biológicos, produtos que colaboram para aumentar a produtividade agrícola e ainda têm apelo de sustentabilidade, a companhia se prepara agora para disputar a liderança no País com a holandesa Koppert.
Com capacidade produtiva instalada de 5 milhões de litros/quilogramas por ano, a nova unidade do Vittia em São Joaquim da Barra (SP) tem potencial de receita acima de R$ 500 milhões ao ano, disse à Reuters o diretor-financeiro do grupo, Alexandre Del Nero Frizzo. (Reuters)
Ouça a rádio de Minas