CURTAS AGRONEGÓCIO | 15/06

Fiscais agropecuários entram em greve
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) anunciou que os profissionais do setor iniciaram greve de dois dias a partir de ontem, devido à insatisfação com o governo diante da necessidade de reestruturação da carreira. Não havia imediatamente informações sobre impactos nas indústrias de carnes ou grãos, incluindo exportações. “Mesmo em greve, haverá ritmo normal de trabalho para as atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens”, disse o sindicato. A greve também não afetará a realização de diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas como de prlvenção à febre aftosa, à peste suína africana (PSA) e a outras doenças que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário. Segundo comunicado, os fiscais passam por perdas inflacionárias e defasagem salarial de cinco anos. Também reivindicam concurso público para suprir a demanda por mais 1.620 auditores fiscais federais agropecuários (affas). Além das reivindicações para os trabalhadores, o sindicato disse que vem tentando ampliar o debate sobre o projeto de lei do autocontrole (PL 1.293/2021), que terceiriza a auditoria e a fiscalização, atividades típicas de Estado.
Anec eleva previsões para soja, farelo e milho
O Brasil deverá exportar mais soja, farelo de soja e milho em junho do que o inicialmente esperado, apontou a Associação Nacional do Exportadores de Cereais (Anec) ontem. O embarque de soja do Brasil deve alcançar 10,84 milhões de toneladas, ante 9,41 milhões na previsão da semana anterior. Com a revisão, a exportação de junho poderá crescer mais de 700 mil toneladas na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já a exportação de milho do país foi revisada para 1,79 milhão de toneladas, ante 1,45 milhão uma semana atrás, indicando aumento de 1,7 milhão de tonelada versus junho de 2021. A exportação de farelo de soja, por sua vez, deve alcançar 2,19 milhões de toneladas, leve alta ante a semana anterior, mas um crescimento e 351 mil toneladas na comparação com o ano passado.
Lucro da Jalles Machado mais que dobra
A Jalles Machado, uma das maiores produtoras de açúcar e etanol da região Centro-Oeste, reportou lucro líquido de R$ 387,9 milhõe referente à safra 2021/22, uma disparada de 127,6% comparada à temporada anterior, acompanhada por uma máxima histórica na moagem de cana. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 1,098 bilhão, avanço de 54,7%. A receita líquida somou 1,45 bilhão de reais em 2021/22, 33,5% acima da obtida em 2020/21, quando pela primeira vez a companhia havia superado a marca de 1 bilhão. “A nossa estratégia de ampliar os estoques visando nos beneficiar dos preços mais altos da entressafra se mostrou acertada, contribuindo para a boa performance operacional e o aumento da receita líquida”, disse a companhia. A moagem de cana alcançou 5,357 milhões de toneladas na temporada, 1,2% a mais em relação ao ciclo anterior e um novo recorde operacional, disse a empresa em balanço.
Parceria para estudo sobre abelhas
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas firmaram um acordo de cooperação técnica para a elaboração e distribuição de conteúdo nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A parceria entre as três instituições prevê o desenvolvimento de cursos, minicursos, e cartilhas além de outros materiais instrucionais para acesso gratuito nas plataformas do Senar. Os interessados pelo tema já podem acessar materiais audiovisuais sobre a criação de abelhas sem ferrão que estão disponíveis na Estante Virtual do Senar. Inicialmente são cinco vídeos. Para o assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Vilton Júnior, o acordo vai dar a oportunidade para ampliar o acesso das pessoas do meio rural a conteúdos relevantes do tema. “São três instituiçõe que se unem para levar ainda mais conhecimento a um segmento que vem apresentando um crescimento exponencial no Brasil”. O Senar já disponibiliza cartilhas sobre apicultura, que podem baixadas gratuitamente no portal: www.cnabrasil.org.br.
Ouça a rádio de Minas