CURTAS AGRONEGÓCIO | 15/10

15º Concurso do Queijo Minas Artesanal
As inscrições para o 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) serão abertas na segunda-feira (17) e podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios da Emater-MG. Podem participar os produtores classificados nas etapas regionais do concurso e, nas regiões onde não houve disputa, aqueles com empreendimentos legalizados junto ao IMA ou serviços de Inspeção Federal ou Municipal ou, ainda, ao Consórcio Regional de Inspeção. O concurso também abre espaço, este ano, para a escolha dos cinco melhores queijos artesanais de Alagoa e Mantiqueira.
A disputa vai acontecer dia 30 de novembro, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. O júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Pelo regulamento, todos os produtores concorrentes do concurso ganharão o Certificado de Participação, e receberão troféus os cinco primeiros classificados.
Agro brasileiro na COP-27
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai entregar ao governo, na próxima terça-feira (18), o posicionamento do setor agropecuário brasileiro para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27).
A entrega do documento será feita pelo presidente da CNA, João Martins, durante o seminário “Agropecuária Brasileira no Acordo de Paris” e com a presença prevista dos ministros da Agricultura, Marcos Montes, do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e das Relações Exteriores, Carlos Alberto França.
O seminário on-line irá tratar, das 9h às 12h, de temas como “A agricultura no âmbito do Acordo de Paris (trabalho conjunto de Koronivia)” e o “Cenário internacional dos compromissos ambientais e a segurança alimentar”. O evento será transmitido pelo canal do Sistema CNA/Senar no Youtube.
App para a pecuária leiteira
O controle de custos na produção de leite é um dos principais gargalos da atividade. Para auxiliar nessa tarefa, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolveu e disponibiliza, gratuitamente, o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal). Após a entrada dos dados cadastrais e financeiros e de informações sobre o rebanho, o sistema possibilita a compilação e apresentação dos resultados por meio de um demonstrativo consolidado.
O Gercal está disponível para todos os produtores de leite, mas deve ser mais útil para pecuaristas que operam em pequena escala e que queiram iniciar o gerenciamento de custos.
Ouça a rádio de Minas