CURTAS AGRONEGÓCIO | 15/12

Multa viraria advertência
O produtor rural mineiro que não comprovar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa, a brucelose e a raiva, dentro do prazo legal, poderá solicitar que a multa recebida seja convertida em advertência. Nesse caso, porém, o autuado não poderá ser reincidente, e a ocorrência deverá ser “plenamente justificável”. E o que prevê o Projeto de Lei (PL) 1.997/20, do deputado Coronel Henrique (PSL), que recebeu parecer favorável de 1º turno da Comissão de Agricultura e Agroindustria, em reunião ontem. Com a aprovação, o PL fica pronto para sua primeira apreciação no Plenário.
Plantio de soja avança para 95% da área
O plantio da safra de soja do Brasil 2020/21 avançou para 95% da área, contra 90% na semana anterior e 96% no mesmo período da temporada passada, disse a consultoria AgRural ontem. A AgRural estimou a safra do Brasil na atual temporada em 131,6 milhões de toneladas, mas alertou que revisará os números neste mês, uma vez que a produção pode ter sido impactada pelo tempo seco.
Rússia criará taxa sobre exportação de trigo
A Rússia, um dos maiores exportadores globais de trigo, planeja impor uma taxa de 25 euros por tonelada (US$ 30,4) sobre exportações do produto entre 15 de fevereiro e 30 de junho, disse ontem ministro da Economia, Maxim Reshetnikov. O governo russo tem preparado uma série de medidas para estabilizar os preços dos alimentos no mercado interno após o presidente Vladimir Putin ter criticado na semana passada o aumento nos preços de pães, farinha, açúcar e óleo de cozinha. O imposto sobre exportações de trigo deve se somar a uma cota de exportação de grãos de 17,5 milhões de toneladas a ser imposta no mesmo período, também com intenção de estabilizar os preços dos alimentos, acrescentou o ministro.
Ouça a rádio de Minas