CURTAS AGRONEGÓCIO | 17/05

Fenamilho é atração em Patos de Minas
A 62ª edição da Feira Nacional do Milho (Fenamilho) começa nesta sexta-feira e vai até 28 de maio, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A Fenamilho 2023 vai contar com rodeio, leilões, concurso da Rainha Nacional do Milho, fazendinha, parque de diversão e shows de grandes artistas nacionais. O Festival de Pratos Típicos com Milho abriu a feira ontem. Segundo o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, a expectativa é que 200 mil pessoas passem pela Fenamilho 2023 nos nove dias de evento e há grande expectativa de bons negócios. O rodeio, um dos mais importantes do cenário nacional, vai receber competidores de todo o País. Serão realizadas provas em touros e cavalos, sendo que todas são na Arena do Parque de Exposições. As provas vão ocorrer de 25 a 27 de maio. A cerimônia de encerramento e premiação será no dia 28. A Fenamilho também promove semanalmente leilões de animais para os pecuaristas. Os passaportes, que garantem acesso a todos os dias da Fenamilho e os ingressos individuais, de apenas um dia, podem ser adquiridos pelo site quero2ingressos.com.br ou presencialmente na bilheteria do Parque de Exposições. Para mais informações sobre o evento, está disponível o telefone (34) 3818-2800.
Primeiro milho transgênico do País é apresentado
O seminário “Biotecnologia e segurança alimentar: do solo brasileiro nasce uma opção”, realizado no último dia 15 durante a 15ª edição da Semana de Integração Tecnológica promovida pela Embrapa Milho e Sorgo, apresentou o primeiro milho transgênico totalmente desenvolvido no Brasil. É o EH-BRS913 (de nome comercial BTMAX), resultado de parceria público-privada entre a Embrapa e a Helix, empresa do grupo Agroceres, que foi aprovado por unanimidade pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em junho de 2022. Em outros países, os processos regulatórios estão em andamento e, segundo Urbano Ribeiral Júnior, diretor financeiro do grupo Agroceres, o “objetivo é disponibilizar a tecnologia ao agricultor brasileiro o mais rápido possível, proporcionando benefícios econômicos e ambientais”. Com foco nas pragas do Brasil e na agricultura tropical, a empresa adianta que a pesquisa e o desenvolvimento de novos eventos estão em andamento. O estabelecimento de PPPs é uma das soluções para posicionar o Brasil na vanguarda do desenvolvimento e da adoção de organismos geneticamente modificados (OGMs), na visão do presidente da CTNBio, Paulo Augusto Vianna Barroso.
CNA promove prêmio Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove na quarta-feira (24), às 18h, na sede da entidade, em Brasília, um evento para anunciar os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria, Neste ano, a premiação vai reconhecer os produtores dos melhores salames tipo italiano. São sete finalistas e até a fase final, os salames dos produtores passaram pelas etapas de júri técnico, júri popular e pela avaliação da história da produção. Os três melhores vão receber o Selo de Participação (ouro, prata e bronze). O concurso é promovido pela CNA em parceria com a Academia da Charcutaria. O Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
Epamig realiza workshop gratuito sobre ISA
A metodologia ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas), desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com outras instituições, congrega 21 indicadores que possibilitam uma abordagem mais ampla da propriedade rural, incluindo fatores como estradas de acesso, gerenciamento de efluentes, conservação do solo, biodiversidade, diversificação da paisagem agrícola, entre outros. Com o intuito de aprimorar a ferramenta, a Epamig promove um workshop gratuito entre os dias 23 e 24 de maio, a partir das 8h, no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte. Haverá um ciclo de palestras presenciais, mesas redondas e um fórum de discussão para os especialistas sistematizarem sugestões e aprimoramentos levantados ao longo do evento. As inscrições são feitas pelo site da Epamig. Mais informações pelos telefones (31) 3891-2646 e (31) 3489-5070,ou pelo e-mail [email protected].
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas