Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO 24/02

CURTAS AGRONEGÓCIO 24/02
Crédito: Alisson J. Silva

Perdas na armazenagem de grãos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) avalia novos índices de perdas utilizados no transporte e armazenagem de grãos. Os parâmetros foram obtidos em estudos elaborados com instituições parceiras. Os resultados desse e de outros trabalhos envolvendo a temática agrícola e de estocagem estão na publicação inédita lançada pela companhia no começo da semana: o livro “Perdas em Transporte e Armazenagem de Grãos – panorama atual e perspectivas”.

Na obra, são apresentados os percentuais de perdas que ocorrem na estocagem de arroz e trigo e no transporte rodoviário de milho, apuração feita durante as pesquisas coordenadas pela Conab, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e executadas por universidades nacionais e pela Embrapa.

“Essas análises abrem as portas para que haja mais estudos, envolvendo outros grãos de relevância nacional, como café, soja e feijão”, explica o superintendente de armazenagem da Conab, Stelito Assis dos Reis Neto. A obra foi lançada em formato digital e está disponível gratuitamente no portal da Conab.

Observatório do Leite Orgânico

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovou, neste mês, o projeto que viabiliza o “Observatório do Leite Orgânico”. O objetivo do observatório é realizar o mapeamento e a caracterização dos sistemas de produção de leite orgânico no País, catalisando informações sobre esse modelo de produção, que ganha cada vez mais adeptos no setor produtivo.

“A ausência de dados a respeito da produção orgânica, nos diversos elos da cadeia, é o principal gargalo para o crescimento do setor no País”, diz Fábio Homero Diniz, analista da Embrapa Gado de Leite. Segundo ele, o observatório irá reunir, em uma única plataforma, dados e informações sistematizadas sobre a cadeia agroalimentar do leite orgânico.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas