Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 24/08

CURTAS AGRONEGÓCIO | 24/08
Crédito: Ilya Naymushin/Reuters

Autossuficiência na produção de trigo

O Brasil pode produzir 10 milhões de toneladas de trigo nesta temporada e não 9 milhões de toneladas, como projeta o governo, avaliou ontem a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

Durante evento do setor de fertilizantes, o presidente da Abitrigo, Rubens Barbosa, disse que investimentos para aumentar a área e a produção de trigo sugerem que o Brasil, importador líquido, pode ser autossuficiente no cereal em cinco anos, mais rápido do que os 10 anos previstos pelo governo.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta a safra deste ano em um recorde de pouco mais de 9 milhões de toneladas, com um aumento da área plantada.

A colheita já começou em estados como o Paraná, recentemente atingido por geadas. (Reuters)

Seminário Nacional de Tributação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o site Jota, realiza, no dia 15 de setembro, o 2º Seminário Nacional de Tributação do Agronegócio.

O encontro vai reunir vários especialistas para debater as principais questões tributárias que afetam todo o setor e trazem impactos diretos aos produtores de alimentos do País. O presidente da CNA, João Martins, fará a abertura do evento, às 8h30.

O seminário será virtual e transmitido pelas plataformas da CNA e do Jota. Além dos convidados para a abertura e para o painel de encerramento, a programação inclui seis painéis com temas como as propostas de reforma tributária, a questão dos tributos indiretos, a tributação em relação às questões internacionais e sobre o patrimônio rural, entre outros.

Fertilizantes não devem ser empecilho

Os agricultores brasileiros podem colher mais de 300 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas em 2022/2023, mesmo que alguns possam ter que reduzir o uso de fertilizantes, disse André Pessôa, presidente da Agroconsult, ontem.

Ele disse que gargalos logísticos estão colocando em risco as entregas de fertilizantes em algumas partes do Brasil.

Ainda assim, ele continua otimista de que as entregas de nutrientes agrícolas serão de cerca de 45 milhões de toneladas neste ano, um pouco abaixo das 45,8 milhões de toneladas de 2021. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas