Agronegócio

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quarta! (25/10)

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quarta! (25/10)
Crédito: Divulgação/Faemg Senar

Congresso Mulheres no Agro

É possível alavancar ainda mais o agronegócio brasileiro com sustentabilidade? A resposta é sim e, não só é possível, como já se tornou uma realidade em muitas regiões. Este será o tema central da 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, o maior evento da América Latina voltado para mulheres do setor, que começa hoje (25) e vai até amanhã (26), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Com um novo recorde de público, que deve alcança mais de 3 mil mulheres de todo o País, o CNMA traz uma programação diversificada, dividida entre a Arena #oagroédelas, Arena #oagronãopara e Arena Master – onde ocorrem as mesas-redondas. Com o tema principal “Dobrar o Agro de tamanho com sustentabilidade: A Marca Brasileira”, o evento busca promover discussões importantes e atuais, com grandes nomes, empresas e instituições ligadas ao setor, além de fomentar e reconhecer a presença e liderança feminina no agro.

Sem tilápia do Vietnã

O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou Nota Oficial na última segunda-feira (23) para esclarecer “especulações que circulam nas últimas duas semanas envolvendo o mercado doméstico de tilápia”. A nota esclarece os seguintes pontos e é bastante taxativa com relação aos boatos: não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país e não há em curso qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa). Brasil e Vietnã firmaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações. Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão.

Varginha inaugura Centro de Excelência de Cafeicultura

Minas Gerais vai ganhar um polo de ensino e pesquisa voltado para a cadeia do café: o Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, no Sul do Estado – maior região produtora do Estado e do País. A inauguração será amanhã (26). O empreendimento, que é uma iniciativa da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Senar Nacional, em parceria com o Sistema Faemg Senar, vai oferecer cursos técnicos e de graduação, formando profissionais para o mercado do agronegócio, além de estabelecer parcerias e desenvolver projetos visando ao desenvolvimento da cafeicultura de todo o País. O Centro de Excelência em Cafeicultura teve investimento de mais de R$ 13 milhões em obras, em uma área construída de de 5.100 m² em um terreno de 20 mil m², doado pela Prefeitura de Varginha. Ele vem se somar aos Centros de Fruticultura, em Juazeiro (BA), e de Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS), que levam qualificação profissional com inovação, tecnologia e conhecimento de ponta para atender às demandas do campo não só nas regiões produtoras onde os centros estão inseridos, mas em todo o Brasil.

Inscrições para Hub CNA Digital

Terminam no dia 31 de outubro, próxima terça-feira, as inscrições para a segunda etapa do Desafio Hub CNA Digital. A seleção visa contratar empresas para resolver problemas apontados pelo produtor rural brasileiro. O Hub CNA Digital vai selecionar as melhores iniciativas e dar apoio às agritechs. São soluções para as áreas da aquicultura, segurança no campo, bioinsumos, energia elétrica e manutenção de máquinas e equipamentos. As empresas selecionadas receberão suporte financeiro de R$ 150 mil para desenvolver a proposta, além de mentoria com especialistas, gestão de negócios e prova de conceito. O regimento e demais informações sobre a seleção, assim como a inscrição, estão disponíveis no portal https://cnadigital.com.br/ . O resultado está previsto para a primeira quinzena de novembro. O Hub CNA Digital é um espaço criado para unir técnicas modernas ao campo. O ambiente físico fica na sede da CNA, em Brasília, e é todo dedicado à inovação do setor. Ele funciona como uma ponte entre o agro e o desenvolvimento de tecnologias e inovações.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas