Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 27/04

CURTAS AGRONEGÓCIO | 27/04
Crédito: Ilya Naymushin/Reuters

Faemg debate na ALMG

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) participará hoje (27) de um debate público na Assembleia Legislativa sobre o atual cenário do agro mineiro e as principais demandas do setor.  O objetivo é buscar alternativas para melhoria do ambiente de negócios nas cadeias produtivas da agropecuária, em temas prioritários como Segurança no Campo, Infraestrutura e Logística – estradas/rodovias, conectividade e energia elétrica. O evento faz parte das agenda da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG e contará com a presença de autoridades de órgãos públicos estaduais. O debate acontecerá de 9h às 18h no Auditório José Alencar da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho).

Influenza aviária

O Instituto Mineiro de Agropecuária, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participou nesta semana, em Brasília (DF), de oficina organizada pelo Ministério da Saúde, na qual foram discutidas diretrizes para a elaboração do Guia de Vigilância da Influenza Aviária em pessoas e animais, no contexto da “saúde única”, uma abordagem integrada e unificadora. Em Minas Gerais, o IMA publicou em março portaria que estabelece a suspensão por 90 dias da participação de aves e suínos em eventos, como feiras, exposições e torneios em que possam ocorrer a aglomeração de animais. A principal forma de transmissão da influenza aviária é o contato entre os animais. Recentemente, foram registrados  focos de transmissão na Argentina.

Falconi na Agrishow

A Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina, acontece de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Mais importante encontro do setor, a 28ª edição do evento traz valiosas oportunidades para o agro. O diretor para soluções de agronegócio da consultoria Falconi, Rodrigo Rodrigues, avalia que, em um momento de desafios para o setor agrícola, com incertezas políticas, tensões internacionais e alto custo de capital, a feira promete trazer temas como gestão, eficiência e integração tecnológica entre suas principais pautas. “Será um momento de reflexão e encontro entre diversos stakeholders deste tão importante setor da economia brasileira. Vejo a feira deste ano como um momento de avaliação das tendências de mercado”, afirmou ele.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas