Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 29/07

CURTAS AGRONEGÓCIO | 29/07
Crédito: Divulgação

Programa AgroHub Brasil

Com objetivo de apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação do agro brasileiro, bem como divulgar ações e iniciativas de inovação agropecuária, foi instituído o Programa AgroHub Brasil. A Portaria nº 461, publicada na quarta-feira (27), entra em vigor em setembro. Entre as finalidades do programa está o incentivo e a promoção de criação e amadurecimento de startups, desenvolvendo iniciativas de inovação para a agropecuária, apoiando eventos e desafios e aproximando as startups de potenciais oportunidades de captação de recursos públicos e privados, nacional e internacionalmente. O programa também busca inserir o produtor rural em ambientes de inovação para a agropecuária, buscando aproximá-lo dos desenvolvedores de tecnologias, propiciando oportunidades de acesso e adoção de novas soluções tecnológicas, melhoria da qualidade dos processos e produtos, redução de custos e ampliação de receitas no agronegócio.

Linhas de crédito do Funcafé

Os produtores de café do Brasil já podem acessar recursos em alguns agentes financeiros que operam as linhas de crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Os editais de contratação estão sendo publicados no Diário Oficial da União (DOU). Hoje são cinco agentes financeiros já com os recursos. Na próxima semana, outros também já estarão operacionalizando as linhas de crédito do Funcafé. A liberação dos recursos em julho é histórica e só foi possível pela celeridade dos trabalhos do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), presidido pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes. Segundo o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, essa antecipação é fundamental para o cafeicultor. “Conseguimos atingir o prazo ideal”.

Encontro Nacional do Agro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as federações estaduais, sindicatos e associações do setor realizam, no dia 10 de agosto, em Brasília, o Encontro Nacional do Agro.
O evento tem 3.500 inscritos e irá reunir, de forma presencial, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, representantes de sindicatos rurais de todo o País, das federações estaduais de agricultura e pecuária e de associações do setor. Está prevista uma extensa programação, que inclui debates, análises de cenários econômicos, políticos e da agenda legislativa do setor, além de palestras sobre segurança alimentar, meio ambiente e comunicação. O presidente da CNA, João Martins, fará a abertura do encontro e, em seguida, o diretor-técnico Bruno Lucchi irá apresentar às autoridades e aos presentes no evento o documento “O que esperamos dos próximos governantes”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas