Agronegócio

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quarta! (04/10)

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quarta! (04/10)
Crédito: Adobe Stock

Expoleite 2023 em Uberaba recebe animais

Os primeiros animais a chegar para a ExpoLeite 2023, primeira exposição exclusiva para a pecuária de leite organizada pela ABCZ, já estão nos pavilhões do Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. onde será realizado o Concurso Leiteiro. A disputa é uma oportunidade única para que criadores e pecuaristas possam exibir o resultado de seu trabalho, além de promover o intercâmbio de conhecimentos. Cerca de 50 animais das raças Gir Leiteiro, Girolando e Sindi devem participar do Concurso Leiteiro. Até o fim da semana, todos os exemplares estarão adaptados e prontos para as primeiras ordenhas no próximo dia 9, A ExpoLeite será realizada entre os dias 9 e 15 de outubro no Parque Fernando Costa, onde segue o trabalho de montagem de toda a estrutura do evento. A primeira feira totalmente voltada para a pecuária leiteira da ABCZ ocorrerá em conjunto com a Expoinel, ExpoBrahman e Exposição Nacional de Guzerá.

CNA apresenta estudo sobre reforma tributária

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil divulga hoje (4), às 11 horas, o estudo “Reforma Tributária: Impactos para a sociedade brasileira”, que foi realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) a partir de uma demanda da confederação. O estudo será apresentado a senadores, deputados e entidades do setor em um encontro presencial na sede da entidade, em Brasília. No encontro, a CNA também reforçará os pontos considerados prioritários para o setor no texto da reforma tributária, que está sendo discutido no Senado. A simplificação do sistema tributário e redução da carga tributária para alguns segmentos econômicos são considerados pontos “louváveis” em relação à reforma tributária, proposta pela PEC 45. Contudo, a introdução dos novos tributos pode acarretar um aumento considerável no custo de produção do setor, especialmente no que se refere às despesas de insumos essenciais, como fertilizantes e defensivos, apontaram entidades representativas do agronegócio.

País tem 51 novos mercados abertos para agro

O Brasil, desde o início de 2023, conquistou 51 novos mercados para os produtos agropecuários até setembro deste ano. Com uma pauta diversificada das exportações, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá), totalizando 22 mercados. Na região asiática (Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão) foram conquistados 14 mercados. No continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul) as tratativas contabilizaram sete produtos. Já na Europa (Rússia e Belarus), foram dois. Na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) foram quatro mercados. E no Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), foram dois itens somados à pauta de exportações. De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para México e República Dominicana.

Dia de Campo discute baixa emissão de carbono

O Campo Experimental Getulio Vargas da Epamig, em Uberaba, vai sediar, no próximo dia 11 (quarta-feira), um Dia de Campo com foco na eficiência produtiva dos sistemas integrados de produção. Os Dias de Campo são iniciativas que ocorrem mensalmente em diferentes municípios do Estado e fazem parte das ações do Projeto Rural Sustentável Cerrado, executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com o objetivo de sensibilizar produtores rurais para a implementação da agropecuária de baixa emissão de carbono. Nos eventos, são realizadas palestras e apresentados exemplos de aplicação das tecnologias abordadas pelo projeto, o que garante um espaço para trocas de experiências com especialistas e produtores e produtoras rurais que se interessem por uma produção sustentável. A programação terá início às 9 horas e as vagas são limitadas. Para mais informações, é só acessar o site da Epamig.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Fruit Attraction 2024 será no Brasil

O Brasil foi confirmado oficialmente para 2024 como país-sede da Fruit Attraction – uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais. O anúncio da nomeação ocorreu ontem, durante a edição do evento em Madri. A edição brasileira vai acontecer entre os dias 16 e 18 de abril de 2024, na cidade de São Paulo. De acordo com os organizadores, a expectativa é que as empresas brasileiras deverão levantar mais de R$ 1,2 bilhões em negócios, que devem ser concretizados em até 12 meses. A Fruit Attraction no Brasil marca a aproximação do evento com a América Latina, e o País é o maior mercado da região para frutas e hortaliças.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas