Agronegócio

Delegacia vai reprimir crimes no campo

Delegacia vai reprimir crimes no campo
Reforma do prédio foi bancada por entidades do agro, do setor transportador e por empresas | Crédito: Ascom/dep. Antonio Carlos Arantes

O agronegócio mineiro já pode contar com mais um braço de repressão ao crime em regiões produtoras. Foi inaugurada na sexta-feira (1º), em Belo Horizonte, a Delegacia Especializada na Investigação e Repressão a Crimes Rurais e Roubo de Cargas (Deicra). Entre os objetivos está a desestruturação de quadrilhas que atuam no furto e roubo em propriedades rurais e de cargas.

O prédio, que fica na avenida Tereza Cristina, 3.826, próximo ao Parque da Gameleira, foi destinado pelo governo do Estado à Polícia Civil. A reforma, orçada em R$ 950 mil, foi feita com doações de recursos pela iniciativa privada, segundo informou o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL), autor da lei que criou a repartição.

De acordo com ele, a delegacia centralizará investigações, mas também contará com o apoio de unidades regionais, das quais duas já foram inauguradas. Uma delas está em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, importante região produtora de café, e outra em Araxá, no Alto Paranaíba, região que se destaca na produção de grãos em geral e de biocombustíveis.

“É uma demanda do agronegócio e do setor de transporte de carga que está sendo atendida. A delegacia está em um ponto estratégico e com interlocução com unidades no interior. Será muito importante para o setor, que vem sofrendo seja com os roubos de cargas seja com o aumento da criminalidade nas propriedades rurais. A rapidez da viabilização da delegacia mostra como as parcerias podem funcionar bem”, avaliou o parlamentar.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre as entidades e empresas que contribuíram para a obra da sede da nova delegacia estão a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de MG Ltda (CCPR), a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais (Silemg), a Tambasa Atacadistas e a Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Sicoob Crediminas).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas