Dia do Bacon: empresa mineira produz mais de 5 mil toneladas do alimento por ano

No Dia do Bacon, celebrado em 31 de agosto, a mineira Saudali destaca seu papel no mercado do alimento. Com um faturamento mensal de R$ 83 milhões em 2024, a empresa localizada em Ponte Nova, no Vale do Piranga, planeja continuar expandindo sua presença no mercado brasileiro e internacional, consolidando-se como uma referência no setor de alimentos.
A empresa produziu 5,4 mil toneladas de bacon em 2023, o que corresponde a 6% da produção nacional. Desse total, 48% foi consumido somente em Minas Gerais, onde a marca alcançou 703 dos 854 municípios do Estado. “Este volume deve se repetir em 2024”, afirma o diretor comercial da Saudali, Adriano Pacheco.

A empresa oferece sete tipos de bacon, categorizados em duas linhas: Saudali e Food Service. As opções vão desde o bacon em cubos e fatiados até o bacon manta e especial de paleta, com embalagens que variam de 200g a 5kg.
“Utilizamos um processo de defumação com fumaça natural, garantindo o sabor característico que consolida a Saudali como referência no segmento”, destaca Pacheco.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Bacon movimenta a economia do País
O bacon é um produto versátil que movimenta o setor industrial brasileiro, com uma produção anual de 90 mil toneladas e um faturamento de R$ 1,6 bilhão, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
A Saudali contribui para esses números, especialmente em Minas Gerais, onde o bacon é um ingrediente bastante usado na culinária local. “Queremos continuar oferecendo excelência em nossos produtos e manter o orgulho mineiro no coração de nossa marca”, diz Pacheco.

Além do bacon, a Saudali produz anualmente 68 mil toneladas de diversos produtos suínos, e a previsão é de um crescimento de 7% no volume em 2024.
“Atendemos quase 100% do território mineiro e nossos planos são focados em melhorar a qualidade do nosso atendimento em Minas Gerais e expandir a atuação em outros estados”, explica Pacheco.
Segundo o diretor, a Saudali também investe na ampliação do portfólio de produtos e na modernização dos processos produtivos com novos maquinários.

6 curiosidades sobre o bacon
A Saudali divulgou as seguintes curiosidades sobre a iguaria, que está presente no tropeiro, no tutu e na farofa de couve, mas hoje já aparece até mesmo em receitas mais improváveis:
1) Dia Internacional do Bacon: comemorado em 1° de setembro, antecede o ‘Labor Day’ (Dia do Trabalho) nos Estados Unidos.
2) Origem histórica: o corte tem raízes que remontam à China antiga, onde a carne suína era salgada e defumada para aumentar sua durabilidade.
3) Etimologia: a palavra ‘bacon’ deriva do termo ‘bak’, utilizado na Alemanha medieval.
4) Consumo global: a média anual de consumo per capita de bacon é de 6 kg no mundo, enquanto no Brasil o consumo é de cerca de 400g.
5) Maiores consumidores no Brasil: os estados líderes no consumo de bacon são São Paulo (28,9 mil toneladas), Minas Gerais (14,9 mil toneladas), Paraná (8,9 mil toneladas), Rio de Janeiro (7,8 mil toneladas) e Goiás (4,6 mil toneladas).
6) Versatilidade: além de ser um acompanhamento clássico, o bacon é ingrediente em criações variadas, como milk-shakes, brownies, empanados e cupcakes.

Ouça a rádio de Minas