Agronegócio

Dia de Campo vai apresentar cultivar de trigo para silagem

MGS Brilhante foi desenvolvida pela Epamig e é apontada como alternativa para período de entressafra; ação será em Lassance, no Norte do Estado, e é gratuita para produtores
Dia de Campo vai apresentar cultivar de trigo para silagem
Foto: Maurício Coelho Epamig

Diante das mudanças climáticas, produtores têm buscado cada vez mais alternativas para enfrentar a estiagem e também o calor. Uma das opções que tem apresentado resultados positivos é a cultivar de trigo para silagem MGS Brilhante. A cultivar, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), é apontada como alternativa para o período de entressafra.

As possibilidades de uso da MGS Brilhante e as formas de cultivá-la serão apresentadas aos produtores rurais no dia 13 de agosto, durante um Dia de Campo, em Lassance, na região Norte do Estado. O evento é realizado pela Epamig e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O Dia de Campo será na Fazenda Águas da Serra, a partir das 13 horas. A participação é gratuita.

Com bons resultados em produtividade e no uso para alimentação dos rebanhos, a Trigo MGS Brilhante, por ser mais resistente, é uma boa opção de silagem frente ao milho na safrinha. A cultura do milho segunda safra ocorre no período de inverno e enfrenta maior déficit hídrico.

Conforme os dados da Epamig, a programação do Dia de Campo contará com duas palestras. Em uma delas, “A cultura do trigo”, o pesquisador da Epamig, Maurício Coelho, mostrará aos produtores as formas de plantio da cultivar de trigo, tratos culturais e a colheita. Já a outra palestra, “Silagem de Trigo”, conduzida por Marcelo Rodrigues Martins, da Emater-MG, tem o objetivo de mostrar as vantagens da utilização da silagem na alimentação de bovinos.
Ainda de acordo com a Epamig, na Fazenda Águas da Serra, onde será o evento, há o cultivo do trigo MGS Brilhante. “Vamos reunir produtores e técnicos para demonstrar e tirar dúvidas sobre a cultura e a produção da ensilagem”, explicou a pesquisadora Karina Toledo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Viabilidade econômica

A silagem à base do trigo da Epamig é uma alternativa viável, nutritiva e econômica durante o período de inverno. Os resultados são promissores no que diz respeito à produtividade, qualidade da silagem e desempenho zootécnico dos animais avaliados.

Além da resistência à seca e ao calor, outra vantagem importante da cultivar na produção da silagem é que as espigas não possuem aristas, ou seja, estruturas que causam pequenos ferimentos no rúmen dos bovinos.

Conforme a Epamig, a cultivar MGS Brilhante se adapta bem em várias regiões de Minas Gerais. Ela produz matéria verde em grande quantidade por hectare, então, é economicamente viável como alternativa para produção de silagem na safrinha.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas