Agronegócio

Dia do Queijo: vem aí o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Nesta sexta-feira (16) é comemorado o Dia dos Queijos Artesanais de MG e já houve o lançamento de um dos grandes eventos das regiões produtoras; novidade vem com Cabacinha, que é o 15º a ser caracterizado
Dia do Queijo: vem aí o Festival do Queijo Artesanal de Minas
Edição será a primeira após reconhecimento do “Modos de Fazer” do Queijo MInas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco | Foto: Divulgação Willian Dias

Os queijos artesanais de Minas Gerais têm grande impacto na economia, no turismo e na gastronomia do Estado. Em reconhecimento a essa importância, no dia 16 de maio é comemorado o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. Aproveitando a data, foi lançada a 7ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. O evento que reúne diversas regiões produtoras será de 12 a 14 de junho, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade, conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

Entre as novidades, pela primeira vez, haverá a participação da região produtora do Queijo Cabacinha, típico do Vale do Jequitinhonha, que na quinta-feira (15) também ganhou um grande presente. O  governador Romeu Zema anunciou, no município de Pedra Azul, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha. Produzida há cerca de 80 anos, a iguaria tradicional da região, que é patrimônio cultural e imaterial de Minas, passa a ter regulamento próprio.

Esta edição do Festival do Queijo Artesanal será a primeira após o reconhecimento do “Modos de Fazer” do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O evento reúne dezenas de produtores e tem o objetivo de valorizar o queijo artesanal de Minas Gerais, promover a gastronomia local, fortalecer a economia e o turismo regional. Além disso, é um momento importante de contato dos produtores com o mercado consumidor, o que permite balizar os rumos da produção conforme a demanda dos clientes.

Festival do Queijo Artesanal de Minas
No ano passado, Festival do Queijo Artesanal de Minas foi realizado no Expominas | Foto: Faemg Senar

De acordo com o gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto, o evento será em conjunto com a Megaleite e, para isso, será construída uma estrutura onde produtores de queijos e outros produtos artesanais de Minas irão comercializar os itens. A expectativa em  relação ao evento é positiva. Na última edição foram comercializadas em torno de 6 toneladas de queijos, vindos de mais de 60 produtores de todo o Estado.

“O Festival do Queijo Artesanal de Minas será junto com a Megaleite. Vamos montar uma estrutura bem na entrada da exposição. Quem for ao festival poderá ver também o maior evento de leite do Brasil”, completa.

Conforme Rodrigues, além da oportunidade de comercializar a produção, o Festival do Queijo Artesanal também é importante para estreitar os laços entre os produtores e o mercado consumidor. 

“O festival, além das vendas locais, é o momento em que o produtor de queijo articula com outros estados e tem o contato direto com o consumidor . Isso é muito importante para que o produto saiba o que os consumidores estão procurando e balize a produção. Exemplo disso, é o queijo de casca florida, que foi recentemente regulamentado e tem uma demanda por parte do consumidor muito grande”.

Regiões

No festival, serão em torno de 15 estandes, reunindo a produção dos vários queijos de Minas Gerais. Entre as regiões presentes estão Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serra de Piedade ao Caraça, Serro, Triângulo Mineiro, Serras Ibitipoca, Alagoa, Mantiqueira de Minas, Serra Geral e Vale do Jequitinhonha, com o queijo cabacinha. 

“Temos muita satisfação que este ano, pela primeira vez, o queijo cabacinha estará presente no festival. Isso será possível pela regulamentação recentemente conquistada. A participação será muito importante porque o cabacinha é um queijo artesanal muito tradicional no Estado e tem grande relevância no Jequitinhonha”, acrescenta.

Festival do Queijo Artesanal também tem eventos técnicos

A analista de assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato, explica que o Festival do Queijo Artesanal de Minas também terá encontros, eventos técnicos, culturais e gastronômicos. 

“Como nas edições anteriores, haverá a cozinha show, onde chefs farão pratos diversos utilizando os queijos artesanais de Minas Gerais. Haverá ainda oficinas de degustação e harmonização dos queijos com outros produtos artesanais como as geleias, café, vinhos, azeites, entre outros”.

No dia 13 de junho, haverá o Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas. O evento, que é fechado ao público, reúne profissionais e técnicos de instituições que atuam na cadeia do queijo artesanal. 

“Durante o seminário há um alinhamento de informações do setor, principalmente, frente às regulamentações feitas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), as pesquisas da Epamig, entre outros. O balizamento é voltado para os técnicos que atuam no setor”.

Outro evento que compõe a programação do festival é o Encontro das Mulheres do Queijo. Este ano, o evento, que está na segunda edição, acontecerá na quinta-feira, 12 de junho. A expectativa é reunir cerca de 100 mulheres. “Esse ano, a temática é voltada para o empreendedorismo feminino no setor dos queijos”, explicou a analista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas