Agronegócio

Dois novos casos de gripe aviária são investigados em Minas Gerais

Casos em investigação de gripe aviária em Minas são em Igarapé e em Belo Horizonte; segundo o Mapa, aves analisadas não são comerciais
Dois novos casos de gripe aviária são investigados em Minas Gerais
Foto: Reprodução Pexels

Minas Gerais está investigando mais dois possíveis focos de gripe aviária. Segundo a plataforma oficial de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), há duas investigações em curso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Estado: uma em Belo Horizonte, e outra em Igarapé, na região metropolitana (RMBH).  

De acordo com o painel de informações, o caso de Igarapé é de uma galinha doméstica. Já em Belo Horizonte, a ave em análise é uma pomba-asa-branca silvestre. Nenhum dos casos seria de ave comercial. 

Vale lembrar que o Estado já está em Situação de Emergência Sanitária Animal como medida preventiva para conter o avanço da doença.

Por enquanto, setor avícola de Minas não é afetado

O primeiro caso de gripe aviária em Minas Gerais foi confirmado na última terça-feira (27), em três aves ornamentais (um cisne-negro, um pavão e um ganso) de uma propriedade particular em Mateus Leme, na RMBH. Foi quando o governo de Minas decretou situação de emergência. Com validade de 180 dias, o documento destaca que as iniciativas serão realizadas em cooperação com o setor privado e órgãos públicos.

Segundo as autoridades, apesar da gravidade da doença no setor avícola, não há risco para a saúde pública, desde que os alimentos de origem animal sejam devidamente cozidos. A transmissão para humanos é rara e, geralmente, ocorre apenas em casos de contato direto com aves infectadas em ambientes com alta carga viral.

As autoridades reforçam que a gripe aviária não compromete, até o momento, a produção comercial de aves em Minas Gerais. Entretanto, o alerta serve para reforçar a importância da vigilância sanitária, especialmente nas regiões com maior densidade de criatórios e granjas comerciais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas