Emater e Faemg firmam parceria para assistência técnica

O governo de Minas Gerais e o Sistema Faemg/Senar firmaram parceria para ampliar a assistência técnica e gerencial prestada aos produtores rurais mineiros. Serão cerca de R$ 3 milhões em investimentos para 24 meses de execução. O objetivo é agregar a expertise e a capilaridade do Governo do Estado, por meio a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), à expansão da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio Salvo, explicou que a parceria será importante. Para ele, o trabalho conjunto vai permitir avançar ainda mais na qualificação dos produtores, no gerenciamento das propriedades e na produtividade das unidades rurais. As ações são fundamentais para gerar maior renda no campo.
“Mais do que nunca nós precisamos dar continuidade e levar conhecimento ao nosso povo. A gente entende que essa parceria e a continuidade dela vai levar ao campo mais conhecimento, mais assistência técnica, mais gestão, mais capilaridade e mais parceria. Essa talvez esta seja a palavra chave. Com essa parceria do Senar com a Emater- MG, mesmo de uma maneira muito menor do que a nossa necessidade, a gente começa a construir caminhos muito fortes”.
Entenda a parceria entre Emater e Faemg
Na parceria, o Sistema Faemg/Senar irá capacitar os profissionais da Emater-MG quanto à utilização das técnicas para, assim, contribuir para melhorar as gestões de propriedade e, ainda, gerar mais renda para os produtores.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ficará com a missão de oferecer apoio logístico e operacional no desenvolvimento das ações, atividades e programas.
A Emater-MG vai definir, em parceria com o Sistema Faemg/Senar, as temáticas de capacitações e programas, os locais e períodos de realização em diversas regiões do estado. A princípio, 10 técnicos da Emater serão capacitados.
A parceria vai atender, inicialmente, de 300 a 400 produtores em diversas regiões do Estado. Porém, uma das prioridades é garantir o suporte ao Projeto Jaíba, especialmente aos pequenos agricultores. Assim, um grupo com cerca de 30 produtores do distrito de irrigação estará entre os escolhidos para a etapa de estreia.
O sindicato de produtores rurais será responsável por mobilizar agricultores, contando com o auxílio dos profissionais da Emater-MG, quando necessário.
Ouça a rádio de Minas