Emater-MG capacita técnicos para vitivinicultura

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) já iniciou uma capacitação em fruticultura para 25 extensionistas de várias regiões do Estado. As atividades vão até esta quinta-feira (29), no município de Caldas, no Sul de Minas. O foco principal durante os três dias de atividades será a vitivinicultura, que abrange as técnicas de cultivo das uvas e o processamento dessas frutas para consumo in natura e para a produção de vinhos, sucos e uvas passas.
O coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, engenheiro agrônomo Deny Sanábio, explica que essa capacitação surgiu da necessidade de qualificar o atendimento aos produtores, em virtude da expansão da atividade em Minas Gerais, em especial no segmento de vinhos finos, de maior valor agregado. “Atualmente, temos vinhos finos produzidos aqui no Estado que já ganharam medalhas de ouro e prata em concursos europeus. Com este cenário, é importante garantir o aprimoramento da produção, desde a escolha do terreno para o cultivo das videiras, até a vinificação, que são processos complexos, altamente tecnificados”, afirma.
Sanábio destaca que houve grande interesse entre os extensionistas para participar da capacitação. Mas como o número de vagas foi limitado, justamente para garantir a qualidade do treinamento, houve uma seleção que levou em conta a experiência prévia dos extensionistas no atendimento a produtores rurais do segmento de vitivinicultura.
Com palestras, atividades práticas e visitas a viveiro de mudas e vinícola, além de almoço com harmonização de vinhos, a capacitação é realizada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com o Sindicato da Indústria do Vinho (Sindvinho/MG).
No último dia da programação haverá visitação à Vitacea Brasil, viveiro vitícola líder no mercado nacional, e também à Vinícola Estrada Real. (Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas