Agronegócio

Emater-MG emite comunicado sobre problemas com CAF

Agricultores familiares e técnicos relatam problemas para emitir extratos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do CAF-Pronaf
Emater-MG emite comunicado sobre problemas com CAF
Crédito: Divulgação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater- MG) emitiu um comunicado nas redes sociais sobre os problemas enfrentados pelos produtores com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que é de responsabilidade do governo federal.

Há vários dias, o órgão vem recebendo mensagens de insatisfação de agricultores familiares e técnicos que atendem os escritórios locais em todo o Estado relatando a dificuldade para emitir os extratos do CAF e do CAF-Pronaf, este último necessário para que o produtor rural tenha acesso ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Agricultura Familiar.

O sistema de emissão do CAF, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vem apresentando grande instabilidade. “A Emater-MG tem levado aos responsáveis as dificuldades e impactos negativos desse processo para o agricultor familiar. Afinal, sem o CAF, nosso principal público fica impossibilitado de acessar importantes política públicas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), Garantia Safra e Pronaf”, aponta a Emater-MG, em um post do Instagram oficial do órgão.

E continua dizendo que o órgão “infelizmente não pode garantir a previsão de quando esses problemas serão solucionados”. O comunicado é finalizado com o seguinte trecho: “Esperamos que, em breve, possamos atender ao agricultor familiar com a atenção e respeito merecidos, como sempre fizemos nesses 74 anos de história”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Até o fechamento desta edição, o Mapa não havia se pronunciado sobre os problemas enfrentados pelos produtores rurais para emissão dos extratos do CAF. (Emater-MG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas