Emater-MG fecha ano com 94% de cobertura

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atendeu, em 2021, cerca de 350 mil produtores rurais do Estado. Desse total, a maior parte é formada por agricultores familiares beneficiados pelo serviço de assistência técnica e extensão rural. A empresa está presente em 805 municípios mineiros graças aos convênios com as prefeituras. O número corresponde a 94% de cobertura no Estado.
“Foi um ano em que, mesmo com a pandemia, a Emater não parou de fornecer assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais de todo o Estado. A empresa se reinventou ao oferecer também assistência técnica por meio de redes sociais, por videoconferências e com a promoção de cursos a distância. Esperamos que, em 2022, tenhamos resultados ainda melhores para entregar à sociedade mineira”, afirma o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Este ano, a Emater-MG implantou várias ações para inovar e ampliar o atendimento aos produtores rurais. Nos últimos meses, a empresa iniciou os testes com um protótipo de atendente virtual. O robô (chatbot) faz parte da estratégia de transformação digital e fomento à cultura da inovação da instituição.
Futuramente, o robô irá auxiliar na disponibilização de atendimento 24 horas, sete dias por semana, aos produtores rurais. Na primeira fase de testes, foram 886 usuários cadastrados, entre produtores e técnicos.
A ferramenta fornecerá atendimento automatizado em um leque de temas que não exigem, necessariamente, a presença do técnico em campo. Os assuntos mais demandados no período de teste foram clima, crédito rural e culturas (milho, feijão, etc.).
O próximo passo será a contratação de uma empresa de desenvolvimento de chatbot, por meio de licitação, que fará a integração dos acessos dos produtores aos cadastros do banco de dados da Emater-MG. A proposta é lançar o chatbot para todo o Estado no ano que vem.
Outra novidade entre as ações desenvolvidas pela Emater-MG, neste ano, foi a criação do Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar. Ele irá ampliar a participação da agricultura familiar no mercado, por meio da venda direta ao consumidor, a partir do uso das tecnologias do comércio eletrônico e serviços especializados de assistência técnica e extensão rural.
Será implantada uma plataforma de comercialização eletrônica (marketplace), que seja acessível aos mais diversos empreendimentos rurais do Estado. A Emater-MG está fazendo um levantamento preliminar dos produtores interessados e dos produtos que, eventualmente, possam ser ofertados ao consumidor em loja virtual. “Vamos ofertar aos produtores rurais de todo o Estado a possibilidade de aderir ao mundo virtual e ao e-commerce para potencializar as vendas para o consumidor final”, esclarece Otávio Maia. (Com informações da Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas