Agronegócio

Emater-MG inicia construção de microusina solar fotovoltaica no Vale do Jequitinhonha

A previsão do começo das operações é já no final de 2022, e vai reduzir gastos com energia na unidade central em Belo Horizonte
Emater-MG inicia construção de microusina solar fotovoltaica no Vale do Jequitinhonha
Divulgação/Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) já iniciou as obras da primeira microusina solar fotovoltaica no Vale do Jequitinhonha, em Ponto dos Volantes. Mesmo no formato de projeto-piloto, a empresa já irá gerar energia, economizando cerca de 90% do consumo em sua unidade central localizada em Belo Horizonte. A estrutura deve começar a funcionar no fim deste ano.

O investimento, vindo da própria empresa, é de R$ 440 mil, com a nova unidade sendo construída em uma área de 800 m², também de posse da Emater-MG.

O objetivo é que a energia gerada pela microusina seja compensada no consumo de energia da unidade de Belo Horizonte, e, para isso, a construção em Ponto dos Volantes será conectada à rede de distribuição da Cemig. Além disso, a Companhia Energética de Minas Gerais aderiu ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), que está de acordo com a Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

De acordo com o responsável pelo projeto-piloto, o gerente da unidade regional da Emater-MG em Belo Horizonte, Vitório Freitas, a microusina terá capacidade de gerar cerca de 12 mil KW/h/mês, e, em cerca de quatro anos, a Emater-MG terá recuperado todo o investimento da construção. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele ressaltou que a Emater-MG trabalha com foco na sustentabilidade, gerando energia limpa, e essa usina será usada como referência para qualificar e incentivar os produtores a gerar sua própria energia. 

*Estagiária sob supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas