Embrapa oferece cursos sobre cultivo da goiaba e mercado de frutas secas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está lançando de forma contínua, na plataforma de capacitações e-Campo, dois mini cursos on-line: “Goiaba: Instruções técnicas para o cultivo comercial” e “Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas”, desenvolvidos pela Embrapa Cerrados, localizada no Distrito Federal.
A plataforma e-Campo tem desempenhado um papel fundamental na educação, registrando um recorde de participação com mais de 1 milhão de usuários, 133 cursos ativos, 41 novos cursos em construção e 15 mil inscrições por mês, de acordo com dados fornecidos pela instituição.
Os interessados em expandir os conhecimentos em fruticultura tropical agora podem se inscrever nos dois novos cursos oferecidos pela Embrapa. Voltada para produtores rurais, extensionistas rurais, professores, gestores públicos e estudantes, a formação é gratuita, autoinstrucional e pode ser concluída em qualquer dia e horário.
Ao completar o mini curso e obter 70% dos pontos nas atividades obrigatórias, preenchendo a avaliação de satisfação e o perfil do participante, o aluno receberá um certificado de conclusão assinado pela Embrapa. Ambos os cursos são estruturados em módulo único, incluindo palestra técnica em vídeo, slides da apresentação em PDF e links para leitura e download da bibliografia recomendada.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O curso “Goiaba: Instruções técnicas para o cultivo comercial”, ministrado pelo pesquisador Tadeu Graciolli, fornece informações abrangentes e atualizadas sobre o cultivo comercial de goiaba, desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto.
Grades dos cursos
O participante aprenderá a identificar e caracterizar as principais variedades, o potencial comercial de produção, além de aspectos relacionados ao planejamento, implantação, adubação, podas, manejo e irrigação do pomar. O curso abrange temas como tipos de poda, condução do pomar, adubação em diferentes fases vegetativas, técnicas de desbaste e ensacamento dos frutos, bem como pragas e doenças do pomar.
Já o curso “Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas”, ministrado pela pesquisadora Ana Maria Costa, oferece informações para a elaboração de um plano de negócios visando o acesso aos mercados de frutas frescas e processadas.
A capacitação explora a identificação de variáveis no planejamento do negócio, limitações e oportunidades envolvidas no planejamento na propriedade, além das características dos tipos de mercado. O curso também aborda os diferentes tipos de comercialização, direta e intermediada, e as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA).
Além desses, a Embrapa Cerrados disponibiliza, gratuitamente no e-Campo, cursos sobre maracujás, pitayas, manga e abacate.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas