Agronegócio

Embrapa Milho e Sorgo apresenta resultados de pesquisa com híbridos

No total, 15 empresas participaram com seus híbridos da última edição da Vitrine do Milho
Embrapa Milho e Sorgo apresenta resultados de pesquisa com híbridos
Crédito: Guilherme Viana / Embrapa

A Embrapa Milho e Sorgo apresentou os resultados de pesquisa com híbrido na última edição da Vitrine do Milho, que foi realizada no sábado (9), na Fazenda Jasdan Agropecuária, em Curvelo, na região Central de Minas Gerais.

Teve alto rendimento o híbrido transgênico de milho XB BRS 3042 VTPRO2, desenvolvido em parceria com a Semeali Sementes, que combina duas importantes tecnologias – tolerância a lagartas e resistência ao herbicida glifosato – e cultivares de milho melhoradas com o evento transgênico BTMAX, que apresenta alta eficácia contra as pragas lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada a principal praga da cultura do milho, e a broca-da-cana (Diatraea saccharalis). O evento transgênico BTMAX, obtido com a adição de um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), é resultado de parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a Helix.

“A tecnologia BTMAX faz parte de uma nova estratégia de novos cultivares para o controle de lagartas. As empresas têm disponibilizado tecnologias de alto nível para esse conjunto de oportunidades para fazer uma agricultura ainda mais forte. O que foi observado em campo foi exatamente a performance e os resultados agronômicos de cada cultivar, com finalidade para a silagem. Observamos altos rendimentos, resistências diferenciadas especialmente para a Spodoptera frugiperda, conferindo excelentes produções de milho, o que aumentam o valor biológico dessas silagens”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães.

No total, 15 empresas participaram com seus híbridos. “Cada vez se torna mais importante para o produtor de leite ser um bom agricultor. Afinal, garantir a produção de volumosos em boa quantidade e qualidade é uma estratégia fundamental para o equilíbrio dos custos de produção”, disse o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


E completou: “Nesse contexto, a Vitrine do Milho é uma excelente oportunidade para o produtor produzir mais e melhor. As mais renomadas empresas do setor apresentam seu portfólio com os híbridos de melhor desempenho para a região e ainda criam um ambiente de discussão”.

O evento foi uma ação da CCPR em parceria com o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), iniciativa que busca a profissionalização dos jovens estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, além de contribuir para o desenvolvimento das famílias produtoras de leite da região.

Quem abriu as porteiras para essa edição da Vitrine do Milho foi o produtor Onofre Ribeiro, proprietário da Jasdan Agropecuária, em Curvelo. O produtor rural é cooperado Cooperativa Agropecuária, Industrial e de Consumo de Paraopeba (Coapa), associada à CCPR. (Embrapa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas