Agronegócio

Emissão do CCIR vai até dia 18 de julho

Documento é necessário para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural
Emissão do CCIR vai até dia 18 de julho
Crédito: Reprodução Freepik

Produtores rurais têm até o dia 18 de julho para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024 gratuitamente, alerta a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O documento pode ser acessado no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O CCIR de 2024 substituirá o documento emitido em 2023 e será válido somente após o pagamento da Taxa de Serviços Cadastrais de anos anteriores. A taxa pode ser paga via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário. Se o imóvel rural apresentar algum impedimento cadastral no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), a emissão do CCIR não será possível.

Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.

“O CCIR é o principal documento cadastral da propriedade rural. O produtor precisa estar com ele atualizado anualmente para obter crédito rural. Além disso, o certificado traz os dados da área, a localização, o tipo de exploração e a classificação fundiária do imóvel rural”, explicou o assessor técnico de Assuntos Fundiários da CNA, José Henrique Pereira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para emitir, o produtor deve acessar o site do Incra e selecionar a opção “Emissão do CCIR”, ou acessar diretamente pelo link .

A emissão do documento é gratuita. (CNA)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas