Agronegócio

Epamig discute vitivinicultura e Pancs

Epamig discute vitivinicultura e Pancs
Foto: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove neste mês de outubro uma programação especial para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, em 2022, traz o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Na próxima semana vão acontecer dois eventos on-line. A transmissão será ao vivo, a partir de 14h, pelo canal da Epamig no Youtube.

Na terça-feira (25), o tema será vitivinicultura e a poda dupla. A técnica, adaptada e difundida pela Epamig, consiste na inversão do ciclo da videira para realização de duas podas anuais, o que possibilita que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite). A poda dupla começou a ser testada no início da década de 2000 pela Epamig no Sul de Minas Gerais.

Os primeiros vinhos obtidos pela técnica chegaram ao mercado no início da última década e logo conquistaram espaço no circuito gastronômico e levaram premiações nacionais e até internacionais. Atualmente, a prática, que se consolidou no Sudeste brasileiro, tem se expandido para outras regiões que possuem condições climáticas semelhantes.

As Pancs, plantas alimentícias não convencionais, serão o tema da discussão na próxima quinta-feira (27). A live vai discutir a mais recente edição da revista Informe Agropecuário, que tem como tema “Hortaliças Panc: Raízes e Rizomas”. O encontro será mediado pela pesquisadora Izabel Santos, uma das editoras-técnicas da publicação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Desde 2008, a Epamig realiza pesquisas para identificação e resgate do cultivo e do consumo de Pancs. Essas hortaliças, que fazem parte da tradição culinária de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil, são bastante nutritivas, mas com o tempo perderam espaço de mercado e deixaram de ser consumidas por parte da população. (Epamig)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas