Estado firma acordo para preservação da Mata Atlântica

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), assinou acordo de cooperação técnica com a organização internacional The Nature Conservancy (TNC) Brasil. A parceria busca a execução conjunta de projetos voltados à recuperação, conservação e proteção de áreas nativas e naturais pertencentes ao bioma Mata Atlântica em Minas Gerais.
O termo assinado terá vigência de 60 meses, sendo monitorado anualmente. Entre as ações previstas estão o aprimoramento das políticas públicas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Estado; o incentivo à adesão de proprietários rurais ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR); a capacitação de agentes públicos e privados; e o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento ambiental.
A parceria firmada na última semana prevê, ainda, a implantação de um sistema de informação para a cadeia de restauração florestal de Minas Gerais, a partir do desenvolvimento ou da ampliação de dois bancos de informações digitais: o Projeto Atlas e o Portal da Mantiqueira.
De acordo com o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o Sisema será responsável pelo controle da efetividade das ações previstas no acordo. “Trata-se de um esforço coletivo, já em andamento, que incorpora a responsabilidade individualizada de cada um dos órgãos envolvidos, atuando de forma integrada nos projetos definidos”, diz.
Próximo acordo – Nos próximos meses, o IEF deve assinar um novo acordo de cooperação técnica visando à recuperação de ecossistemas em Minas Gerais. Dessa vez, com a ONG World Resources Institute (WRI), que atua globalmente junto a governos, empresas, instituições multilaterais e grupos da sociedade civil no desenvolvimento de pesquisas e de ações de preservação ambiental.
Entre os projetos previstos está a utilização, por parte dos órgãos ambientais do Estado, de uma plataforma desenvolvida pela WRI para detecção de desmatamento. (Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas