Agronegócio

Estado recorre ao governo federal por ajuda para produtores rurais afetados pelas chuvas em Minas

Estado recorre ao governo federal por ajuda para produtores rurais afetados pelas chuvas em Minas
Estudo da Emater-MG mostra que 127 mil produtores tiveram lavouras atingidas pelos temporais | Crédito: Divulgação / Emater-MG

O governo de Minas busca um alento para minimizar o impacto das fortes chuvas que castigaram as lavouras do Estado. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) está tentando junto ao governo federal o financiamento de culturas, renegociação de dívidas, doação de sementes e o apoio na reconstrução das atividades produtivas das famílias prejudicadas.

Na última quarta-feira (26), a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo, reuniram-se com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para pedir o apoio do governo federal para a solução dos problemas causados pelas intensas chuvas que atingiram o Estado no final do ano passado e início deste ano.

“Milhares de produtores foram afetados, principalmente agricultores familiares. O Governo de Minas está unindo esforços com o Ministério da Agricultura, a Faemg e diversos órgãos federais para levar alento aos produtores afetados pelas chuvas em nosso Estado”, afirmou a secretária Ana Valentini. 

A ministra Tereza Cristina disse que está acompanhando as dificuldades enfrentadas pelos produtores no Estado. “De imediato, vamos trabalhar na renegociação das dívidas. São várias demandas, como o reparo de estradas vicinais e reconstrução de pontes, e vocês podem contar com a nossa colaboração para colocar os agricultores mineiros de volta na atividade produtiva o mais rápido possível”, declarou. 

Levantamento das perdas – Segundo o balanço atualizado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Seapa, 119 mil hectares de lavouras foram perdidos. A maior parte do prejuízo foi na produção de grãos (74,5 mil hectares) e hortaliças (3,4 mil hectares). Os danos também foram sentidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com foco na produção de hortaliças. As culturas com a maior área perdida foram a de alface (416 hectares), tomate (365 hectares) e quiabo (236 hectares). 

O estudo apontou, ainda, que 127 mil produtores sofreram algum tipo de impacto na atividade por causa das chuvas e 416 municípios relataram perdas no campo durante o período chuvoso, o que corresponde a 48,7% do total do Estado. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas