Estiagem prolongada desafia produtores rurais em Minas Gerais

Cinco cidades mineiras estão entre os dez municípios brasileiros que enfrentam estiagem há mais de 100 dias, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Exemplo desse cenário é Sacramento, cidade do Alto Paranaíba, e Chapada Gaúcha, no Norte do Estado, que estão sem chuva há 110 dias. Esse período de estiagem tem gerado um desafio à produtividade do agronegócio no Estado.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a radiação solar intensa, juntamente com a falta de chuvas e as altas temperaturas, pode ser prejudicial para as atividades agrícolas.
O critério adotado pelo Inmet considera como chuva apenas as precipitações acima de 1 milímetro (mm), conforme convenção da Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Sacramento, por exemplo, a cidade tem a sua produção de cana-de-açúcar, milho e soja, e Chapada Gaúcha, é a maior produtora de sementes de capim do País.
Além disso, outras cidades produtoras de grãos e frutas, como Mocambinho, no Norte mineiro, Buritis, no Noroeste do Estado, e Águas Vermelhas, no Sudeste de Minas, também estão sofrendo com a falta de chuvas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sem previsão de chuvas
Essa escassez, entretanto, não afeta apenas a produção agrícola, como também aumenta o risco de incêndios florestais. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) emitiu um alerta sobre o perigo iminente de incêndios florestais em Minas Gerais. A falta de chuva intensifica essa preocupação. Para piorar, segundo o Inmet não há a previsão de chuvas para os próximos dias.
Ouça a rádio de Minas