Agronegócio

Cuidados na colheita e pós: segredo do melhor café de Minas Gerais

Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, de Espera Feliz, revela porque é bicampeão do Concurso de Qualidade, organizado pela Emater-MG
Cuidados na colheita e pós: segredo do melhor café de Minas Gerais
Cafeicultor trabalha com café desde criança e já são quase 70 anos dedicados à cultura em Minas Gerais | Crédito: Arquivo Pessoal / Onofre Lacerda

Os cuidados com todo o processo de produção do café, inclusive durante a colheita e no pós- colheita, são os pontos que o produtor Onofre Alves Lacerda, de Espera Feliz, na Região das Matas de Minas, classifica como diferenciais para o ganho de qualidade. A dedicação tem dado certo. Exemplo disso é que Lacerda tornou-se o primeiro bicampeão estadual do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater-MG) e cujo resultado foi anunciado na semana passada.

Além de ter produzido o melhor café mineiro da safra 2024, o cafeicultor já havia conquistado o certame em 2017. Na safra atual, o lote campeão produzido por Lacerda foi de cinco sacas de 60 quilos. O café obteve a maior nota entre todas as 1.406 amostras concorrentes, provenientes de 146 municípios mineiros das regiões produtoras: Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.

Onofre Lacerda
Na semana passada, Emater-MG anunciou os vencedores das duas categorias; Onofre Lacerda levou pela “natural” e também recebeu prêmio em dinheiro | Crédito: Divulgação Emater-MG

Com a qualidade superior, o lote foi vendido para a rede de supermercado de Belo Horizonte Verdemar. Cada saca atingiu o valor de R$ 6 mil. A qualidade diferenciada é atribuída à dedicação no processo produtivo. Campeão na categoria natural, o café de Lacerda chegou a nota de 92,7 pontos, de um total de 100, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês).

“O segredo é a dedicação que tenho com a colheita e pós-colheita. Se você não dedicar o máximo possível, você não consegue chegar em uma qualidade superior com seu café. Então, sem dedicação é impossível você chegar no máximo de qualidade possível”, reforça, com orgulho, o cafeicultor.

Lacerda trabalha com o café desde criança e são quase 70 anos dedicados à cultura. Por safra, são colhidas no Sítio Forquilha do Rio cerca de 400 a 500 sacas de 60 quilos. Além do título de campeão estadual no concurso, Onofre Lacerda também recebeu o prêmio Sustentabilidade, por ser o participante do programa de certificação Certifica Minas Café com a maior nota entre os concorrentes.

A conquista do certame, além de reconhecer todo o trabalho desenvolvido, é vista como importante para a valorização do café e também para a abertura de novos mercados. “Já fui campeão em 2017 e agora campeão novamente em 2024. Ser campeão é sempre bom, abre muitas portas de mercado pra gente que é produtor de café especial”, reitera.

Com os resultados positivos alcançados no concurso, Lacerda explica que continuará se dedicando à produção do café, principalmente, dos grãos especiais. A expectativa é na safra 2025 participar de mais certames.

“Meu plano é continuar trabalhando com dedicação e melhorar cada vez mais. Vamos continuar trabalhando com café especial, e vamos participar dos concursos que for possível de participar, com muita dedicação e trabalho vamos buscar melhorar cada vez mais”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas