ExpoGenética é referência nacional na pecuária zebuína

Considerada a maior mostra de animais zebuínos avaliados do País, a ExpoGenética, que acontece de 15 a 24 de agosto, é o momento oportuno para que os criadores conheçam os avanços genéticos, invistam e troquem experiências. O evento, que já está na 18ª edição, terá mais de 20 leilões e sete shoppings oficiais, reunindo, no Parque Fernando Costa, em Uberaba , no Triângulo Mineiro, em torno de 900 animais zebuínos. Somente com os leilões, a expectativa é ampliar o faturamento da edição anterior, que chegou a R$ 90 milhões.
Conforme o gerente Comercial e de Exposições da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade organizadora do evento, Rodrigo Abdanur, os avanços genéticos são importantes para a rentabilidade dos criadores, que através do melhoramento conseguem mais eficiência na produção. Desta forma, a ExpoGenética é uma vitrine tanto para investir como para adquirir novos conhecimentos.
“A ExpoGenética é a maior feira de touros do Brasil. Durante o evento, estarão presentes os maiores criatórios de touros melhoradores do País e a maioria deles fará leilões. Há uma oferta muito grande de animais com muita qualidade. Além de ser uma oportunidade para investir, também é a chance do produtor trocar conhecimento, ver o trabalho desenvolvido pelos melhores criatórios, conhecer tecnologia e novos manejos”, explica.
Ao todo, a ExpoGenética terá 26 leilões e sete shoppings oficiais de animais zebuínos voltados para corte. As expectativas são positivas e é esperada uma movimentação nos leilões acima de R$ 90 milhões, valor que foi alcançado em 2024.
“O mercado da carne está em um momento favorável com a valorização da arroba do boi gordo e, isso, é importante para os negócios em genética. O fazendeiro já sabe que quanto melhor a genética dos animais em campo, maior a renda das fazendas”, explicou Abdanur.
“Transformando Genética em Lucro”
Com o tema “Transformando Genética em Lucro”, a feira destacará o papel estratégico da genética como diferencial competitivo nos mais variados sistemas de produção. Além dos leilões e shopping haverá palestras abordando temas relevantes para o setor da pecuária de corte.
Entre os temas, estão a Pecuária Sustentável: Desempenho e Tecnologia, Crédito Agro para Pecuária, Programas Sanitários de Alta Performance: Maximizando o potencial do seu rebanho, Novas abordagens e novas características do PMGZ: precocidade natural, idade ao primeiro parto e TMD, entre outros.
A feira contará ainda com mostra de animais, lançamento de avaliações genéticas e sumário das raças zebuínas. No evento ocorrerá o fechamento do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), eventos direcionados para criadores, programação para visitantes internacionais, Encontro ABCZ Mulher e ABCZ Jovem, homenagens, e opções de gastronomia e lazer.
O evento reúne, anualmente, criadores, pesquisadores, especialistas e acadêmicos interessados nas inovações e no melhoramento genético das raças zebuínas.
Ouça a rádio de Minas